Dia 17 de maio é Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOBIT – International Day Against Homophobia, Transphobia and Biphobia).
A data foi criada em 2004 para chamar a atenção para questão da violência e discriminação sofridas por lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e todas as outras pessoas com orientações sexuais diversas, identidades ou expressões de gênero e características sexuais
O foco de consciencialização são, principalmente:
- políticos;
- líderes de opinião;
- tomadores de decisão;
- movimentos sociais;
- corporações;
- público;
- autoridades;
- e mídia.
A importância do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
Até o fim de 2022, 69 países ainda criminalizavam as relações entre pessoas do mesmo sexo, e – em alguns deles – há até pena de morte.
Além das discriminações legais, as violências da homofobia, bifobia e transfobia servem para negar diariamente a milhões de pessoas em todo o mundo sua existência, dignidade e direitos.
A data de 17 de maio foi escolhida especificamente porque foi o dia em que, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS), tomou a decisão de desclassificar a homossexualidade como um transtorno mental em sua Classificação Internacional de Doenças.
Atualmente, o 17 de maio é comemorado em mais de 130 países, incluindo 37 onde relações entre pessoas do mesmo sexo são consideradas ilegais e são criminalizadas.
Movimento Global
O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia recebeu o reconhecimento oficial de vários Estados, de instituições internacionais como o Parlamento Europeu e de inúmeras autoridades locais.
Milhares de iniciativas, grandes e pequenas, são relatadas ao mesmo tempo em todo o planeta para reforçar a importância da data. A maioria das agências das Nações Unidas também marca o dia com eventos específicos.
A cada ano, há um tema central a ser trabalhado, chamado de “questão de foco global”, mas o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia não é uma campanha centralizada; ao contrário, é um momento global, em que todos podem aproveitar para agir, sobre qualquer assunto e em qualquer formato que desejarem. É um momento que todos podem aproveitar para agir.
- Inicialmente gerenciada pelo Comitê IDAHO, a iniciativa começou em 2004 apenas como Dia Internacional contra a Homofobia.
- Em 2009, a Transfobia foi adicionada ao nome da campanha, e as atividades daquele ano se concentraram principalmente na violência e discriminação contra pessoas trans.
- Na véspera de 17 de maio de 2009, a França se tornou o primeiro país do mundo a remover oficialmente transgêneros de sua lista de doenças mentais;
- Já a Bifobia foi adicionada ao nome da campanha em 2015.
O tema de 2023 é “Juntos Sempre: Unidos na Diversidade”
O tema anual de 2023 é “Juntos Sempre: Unidos na Diversidade”.Em uma época em que o progresso feito pelas comunidades LGBTQIA+ em todo o mundo está cada vez mais em risco, é crucial reconhecer o poder da solidariedade, da comunidade e da aliança entre diferentes identidades, movimentos e fronteiras.
Quando nos unimos, em toda a nossa bela diversidade, podemos realmente provocar mudanças! Ao nos unirmos e levantarmos nossas vozes, podemos fazer a diferença na vida de indivíduos e comunidades LGBTQIA+ em todo o mundo.
Gostou de saber mais sobre essa data tão importante do calendário mundial? Então compartilhe essas informações para que o máximo de pessoas se engaje na luta contra a homofobia, a transfobia e a bifobia.
Este é o site oficial da campanha: https://may17.org/
E aproveite para acessar a nossa playlist com clássicos da MPB que falam sobre o orgulho LGBTQIA+: