#2 ForasDeSérie | Pelé: os 7 gols mais marcantes de sua carreira

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, ou como Rei do Futebol, é sem dúvidas um dos maiores jogadores da seleção brasileira e do mundo, sendo protagonista de gols marcantes! Os grandes destaques de sua carreira foram como camisa 10 do Santos FC, onde fez sua estreia como profissional, e da seleção brasileira. 

Ao longo de sua trajetória, ele marcou 1.282 gols. No Santos FC, marcou 1.091, e, pela seleção brasileira, 77 gols oficiais (que são considerados pela Fifa). 

Se tem uma coisa que nunca foi problema para Pelé é fazer gol. Por isso, neste segundo episódio do Foras de Série sobre o Pelé, vamos relembrar os 7 gols mais marcantes da carreira do Rei do Futebol! 

gols-pele-foras-de-serie
Foras de Série: relembre os gols de Pelé. | Foto: Novabrasil

Confira os 7 gols mais marcantes da carreira de Pelé

Vamos relembrar os 7 gols mais marcantes da carreira do Rei do Futebol: 

pele-gols-marcantes
Confira os gols marcantes de Pelé. | Foto: Reprodução/ Fifa.

Brasil x País de Gales – Copa do Mundo 1958

Em 1958, Pelé participou de sua primeira Copa do Mundo, quando tinha apenas 17 anos, dando início a uma trajetória inesquecível para a história do campeonato mundial. Claro que seu primeiro mundial contou com gols marcantes e um deles foi nas quartas de final, quando o Brasil enfrentou o País de Gales. 

Mesmo cercado pelos adversários, Pelé chutou a bola com o jeitinho brasileiro e marcou o primeiro e único com da seleção brasileira na partida, levando o país para a semifinal com um placar de 1×0. 

Relembre:

Brasil x Suecia – Copa do Mundo 1958

Como já adiantamos, a estreia de Pelé na Copa do Mundo não deixou a desejar e foi marcada por gols inesquecíveis. Mais um dos feitos do jovem de 17 anos foi o gol que fechou a Copa do Mundo de 1958, na Suécia. 

A seleção brasileira disputou a final com os donos da casa e levaram a taça com um placar de 5×2. Os gols do Brasil foram marcados por Vavá, Pelé e Zagallo. O Rei do Futebol já tinha marcado um gol aos 55 minutos, que ajudaram na vitória da seleção, mas o destaque foi o último gol da partida, que aconteceu nos 90 minutos. 

O jogador brasileiro aplicou um chapéu no adversário que tentava recuperar a bola e chutou antes que a bola caísse no chão, marcando um de seus gols mais inesquecíveis. 

Reveja esse momento: 

Brasil x Itália – Copa do Mundo 1970

Em 1970, o Brasil fez história na Copa do Mundo na Itália, conquistando o tricampeonato. Claro que o Rei do Futebol teve papel de destaque nessa vitória, afinal foi ele que abriu o placar no jogo da final contra a Itália com um gol inesquecível. 

Aos 18 minutos, ele marcou um dos gols mais bonitos de sua trajetória, com uma cabeçada precisa. O jogo terminou em 4×1 e garantiu a taça para o Brasil. Os outros gols da partida foram marcados por Gérson, Carlos Alberto Torres e Jairzinho. 

Essa foi a quarta e última Copa de Pelé. O jogador brasileiro conquistou três títulos mundiais (1958, 1962 e 1970) e até hoje é o único a ser tricampeão mundial. 

Reveja: 

Santos x Juventus – 1959

Em 1959, Pelé jogou uma partida pelo seu clube Santos e marcou o gol que é considerado por muitos como o melhor da sua carreira. O jogo aconteceu em um estádio localizado na Mooca e o Santos levava uma vantagem de 3 gols. Para fechar com chave de ouro, o Rei do Futebol levou a melhor entre seus adversários e fez um gol cabeceando. 

O momento, no entanto, não foi registrado, e fica na memória de quem conseguiu presenciar ao vivo. Posteriormente, chegou a ser feita uma tentativa de reconstituição, mas claro que nada jamais chegará perto da emoção do momento. 

Veja o vídeo de reconstituição: 

Santos x Fluminense – 1961

Em 1961, o Santos enfrentou o Fluminense e levou a melhor com um placar de 3×1. O destaque do jogo foi o gol de Pelé, que driblou 7 adversários e levou a bola na rede. O gol chamou atenção de todos, inclusive do jornalista Joelmir Beting, que encomendou uma placa de bronze para colocar no Maracanã e homenagear o astro. 

Foi o jornalista que inventou o termo “gol de placa” para se referir ao gol de Pelé, e a expressão começou a ser usada no futebol para se referir a outros gols inesquecíveis. 

O gol foi transmitido por algumas emissoras na época, mas também não há registro do feito, apenas uma reconstituição. 

Confira: 

Santos x Botafogo de Ribeirão Preto – 1964

Em 1964, o Santos fez um jogo histórico contra o Botafogo de Ribeirão Preto e terminou com um placar de 11×0. Desses, oito gols foram marcados por Pelé – na época, o Rei do Futebol bateu recorde de gols em jogo e fez um gol mais bonito que outro. 

Relembre a seguir: 

Santos x Vasco – 1969

Mais um feito memorável do jogador brasileiro foi seu milésimo gol, marcado no jogo do Santos contra o Vasco, que terminou com um placar de 2×1. O jogo não começou favorável para o Santos, que estava perdendo no primeiro tempo. Mas, no segundo, o empate veio e para conquistar a vitória Pelé marcou um gol de pênalti com precisão e garantiu a vitória de seu clube. 

Relembre o gol: 

Pelé não entrava em campo para brincadeira, não é mesmo?! Em seus anos de futebol, não falta história e gols para celebrar. Gostou de relembrar os gols marcantes de Pelé?! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando a Novabrasil e não perca os próximos episódios do Foras de Série com o Rei do Futebol! 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS