#3 ForasDeSérie | AYRTON SENNA: Os músicos preferidos de Ayrton Senna

Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de Fórmula 1 da história, era conhecido por sua paixão pela música. O brasileiro, tricampeão mundial da categoria, costumava ouvir suas bandas e artistas favoritos nos momentos que antecediam as corridas e durante os treinos.

Entre os músicos que faziam parte da playlist de Senna, destacam-se nomes como Milton Nascimento, Roberto Carlos, Gal Costa e Tina Turner.

Nesta nova temporada do Foras de Série, série de matérias especiais sobre grandes personalidades brasileiras, vamos homenagear grandes esportistas brasileiros.

Já falamos aqui sobre a história de Ayrton Senna e ontem lançamos o segundo episódio sobre o piloto, onde contamos sobre as vitórias mais incríveis dele.

No episódio de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre as preferências musicais do ídolo brasileiro e como algumas músicas tiveram um significado especial em sua vida e carreira!

Saiba quais eram os músicos preferidos de Ayrton Senna
Saiba quais eram os músicos preferidos de Ayrton Senna. | Foto: Novabrasil.

Ayrton Senna musical

Senna tinha uma relação especial com a música, a qual o ajudava a se concentrar e a lidar com o stress das corridas.

A música ajudava o piloto a relaxar e a focar na pista, permitindo que ele atingisse um estado mental ideal para competir no mais alto nível.

Um dos ritmos preferidos de Senna era o rock, tanto que boa parte de suas músicas e artistas preferidos são desse gênero.

Porém, nada impedia o campeão de aproveitar uma MPB, um Jazz e uma Bossa Nova sempre que tinha oportunidade.

Senna também tinha amizade com muitos músicos, Milton Nascimento e Roberto Carlos são dois deles. Não foi à toa que o piloto recebeu tantas homenagens no mundo da música em vida e após seu falecimento.

Veja quais eram os músicos preferidos de Ayrton Senna

A seguir, veja a lista que preparamos com alguns dos cantores e bandas preferidas de Ayrton Senna:

Milton Nascimento

Milton Nascimento e Ayrton Senna eram grandes amigos. A amizade era tão grande que até hoje muitas pessoas acreditam que Canção da América foi escrita para o piloto.

Mas, apesar da música falar sobre amizade, não é entre Milton e Senna. O cantor, na verdade, escreveu a canção para o músico sul-africano Ricky Fataar, que ele conheceu quando foi para Los Angeles gravar seu disco em inglês.

A música original se chama Unencounter, a letra em português só foi escrita um tempo depois, por Fernando Brant, um grande parceiro de Milton Nascimento.

Porém, apesar de não ser especificamente para ele, essa era uma das canções preferidas de Ayrton Senna, inclusive foi tocada em seu velório.

Hoje a canção é muito significativa no que diz. Além de lembrar a amizade entre o piloto e o cantor, revive a saudade que todo o Brasil sente de Senna.

Beatles

Lembra do que falamos aqui sobre Senna adorar rock? Então, o piloto era um grande fã dos Beatles. Tanto que um de seus álbuns preferidos era justamente um da banda.

O disco Revolver, que tinha o coração de Ayrton, é considerado por muitos com o mais revolucionário de todos os já lançados pelo grupo, contando com músicas que vão desde clássicos como Yellow Submarine e Eleanor Rigby até canções mais tristes como I’m Only Sleeping.

Quenn

O Queen também é dono de um dos álbuns preferidos de Senna: A day at the races.

O disco, apesar de parecer feito para o mundo do automobilismo, foi inspirado nos irmãos Marx, que integravam o elenco do filme de mesmo nome.

A ligação do grupo com Senna é tão importante que ele tem uma canção no álbum de homenagem ao piloto, que foi lançado após sua morte.

Tina Turner

Além de fã, Ayrton Senna compartilhou um momento mais do que especial com Tina Turner.

O piloto, acompanhado de sua então namorada Adriane Galisteu, apareceu em um show de Tina enquanto ela fazia uma turnê pela Austrália. A

cantora avistou o piloto na plateia e pediu para que ele subisse no palco. Assim, admitiu que era sua fã e que estava emocionada por vê-lo ali.

A Rainha do Rock ‘n’ Roll aproveitou a oportunidade para cantar The Best em homenagem ao piloto.

Senna havia acabado de vencer o GP de Adelaide.

Tina Tuner e Ayrton Senna em show “What’s Love Live! Tour”, 1993 | Foto: Kerry Mills/Instituto Ayrton Senna

Roberto Carlos

Colegas de vida e de carona, Roberto Carlos e Ayrton Senna também têm história para contar.

O álbum 1982, do Rei, é muito significativo para Senna, uma vez que esse foi o ano em que ele foi campeão da Fórmula Ford 2000.

Em uma gravação para o especial de fim de ano da Globo, em 1988, mesmo ano do primeiro título mundial de Ayrton Senna, ele pegou carona com Roberto Carlos no famoso Escort XR3 branco.

Gal Costa

Gal Costa é mais uma artista brasileira que foi muito admirada por Ayrton Senna. Com muita MPB, Jazz e Bossa Nova, o disco Minha Voz, da cantora, era um dos preferidos de Senna.

As músicas Luz do sol e Dom de iludir são duas das principais canções do disco, que conta com grandes compositores como Caetano Veloso e Djavan.

E aí, o que achou de conhecer alguns dos artistas, álbuns e até músicas preferidas de Ayrton Senna? Para continuar acompanhando o Foras de Série em homenagem a Senna, siga conferindo os conteúdos da Novabrasil por aqui!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS