RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

30 anos de Baco Exu do Blues: Tudo sobre o rapper baiano

Hoje é aniversário de Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo, o Baco Exu do Blues! O baiano de Salvador, completa 30 anos de vida e 10 anos de carreira como um dos mais importantes rappers contemporâneos da música brasileira.

Hoje, para celebrar a data especial, vamos saber tudo sobre a vida e a obra do cantor e compositor.

Aclamado no primeiro disco

Baco Exu do Blues começou a rimar aos 15 anos de idade, nas batalhas de rap de Salvador. Em 2016 lançou o single “Sulicídio”, gravado com o pernambucano Diomedes Chinaski ecomeçou a ganhar popularidade após o lançamento da faixa, que faz críticas aos cenário nacional do rap, concentrado na região Sudeste, principalmente nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, reivindicando mais visibilidade para a produção musical das regiões Nordeste e Norte.

Em 2017, o artista lançou seu primeiro álbum “Esú”, com músicas inéditas e autorais e  letras cruas e poéticas, que falam sobre amor, morte, sexo, poder, fé, religião e sociedade, trazendo fortes metáforas e utilizando-se de elementos da literatura, fotografia e do cinema.

Aclamado pela mídia e pela crítica, o álbum de estreia foi considerado o melhor disco do ano pelo crítico musical Mauro Ferreira em sua coluna no portal G1 e Baco Exu do Blues foi premiado como “Artista Revelação” pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira. Na ocasião, o artista também teve a sua canção “Te Amo Disgraça”, eleita a “Canção do Ano” pelo júri do prêmio.

Com o álbum, Baco também foi indicado ao Troféu APCA 2017 nas categorias “Artista Revelação”, “Música do Ano” e “Disco do Ano”.

Consolidação da carreira

Em 2018, o rapper apresentou o show de lançamento de “Esú” no palco do Circo Voador, no Rio de Janeiro e – neste mesmo ano – lançou o álbum inédito e autoral “Bluesman”, ficando responsável também pela produção. 

O disco contou com a participação da cantora 1lum3 (Ilume), do trio curitibano Tuyo e do músico paulistano Tim Bernardes cantando e tocando piano na faixa “Queima a minha pele” e na guitarra da faixa “Flamingos”.

O show de lançamento de “Bluesman”, no Circo Voador, teve seus ingressos esgotados em menos de 24 horas após ser divulgado, com mais de um mês de antecedência. O álbum também foi eleito pela crítica especializada do jornal O Globo um dos 10 melhores discos de 2018. 

Em 2019 , Baco Exu do Blues participou do projeto “Hip Hop Hurricane” realizado no Palco Sunset do festival Rock in Rio, ao lado da Nova Orquestra – formada por 45 músicos – e dos rappers Agir, Rael eRincon Sapiência. 

Nesse mesmo ano o clipe de “Bluesman” ganhou o “Grand Prix” na categoria “Entertainment for Music” do festival francês de publicidade do Cannes Lions. 

Em 2020, o rapper lançou o álbum “Não Tem Bacanal na Quarentena”, gravado durante o período de isolamento social por conta à pandemia do vírus Covid-19, com nove faixas inéditas e autorais. O disco, disponibilizado na internet sem aviso prévio, antecipou-se ao álbum “Bacanal”, gravado no Rio de Janeiro, cujo lançamento foi adiado devido à quarentena. 

Em 2021, depois de anos em São Paulo, o rapper voltou a morar em Salvador e criou, ao lado do produtor Leonardo Duque, o selo “999”, empresa especializada em gerenciar a carreira de artistas da periferia de Salvador. 

Em janeiro de 2022, Baco lançou o álbum “QVVJFA – Quantas Vezes Você Já Foi Amado?”, que – em 24 horas – já havia sido tocado 24 milhões de vezes, se tornando um dos Top 5 globais no Spotify

O disco contou com as participações deGlória Groove e Muse Maya, e das vozes sampleadas de Gal CostaeVinicius de Moraes. Com o álbum, Exu do Blues ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2023 na categoria “Lançamento em Música Urbana”, e foi indicado a “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa”, no  Grammy Latino de 2022.

Seu alcance internacional também se expandiu significativamente em 2023, quando o rapper estreou uma série de shows também no exterior, destacando-se em performances em diversos países do continente europeu, tais como Espanha, França, Países Baixos e Reino Unido.

Em 2024 lançou o álbum “Fetiche”, com sete faixas autorais e a participação de Liniker e, em novembro de 2025, foi a vez do seu mais recente álbum: “Hasos”, com participações de nomes como Zeca Veloso, Vanessa da Matae Joyce Alane.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS