32 anos sem Gonzaguinha: 29 músicas para celebrar seu talento

Em 27 de abril de 1991, há exatos 32 anos, a MPB perdia um de seus maiores talentos: o cantor e compositor Gonzaguinha nos deixou inesperadamente, aos 45 anos, vítima de um acidente automobilístico. Nesta matéria, confira a trajetória e músicas de maior sucesso de Gonzaguinha.

Ele nos ensinou a viver e a não termos vergonha de ser feliz. A acreditarmos na rapaziada e irmos à luta com essa juventude.

Ele cantou a beleza de sermos eternos aprendizes. E nos disse que a vida deveria ser bem melhor. E será. E nos deixou com a resposta da pureza das crianças, declarando como a vida é bonita, é bonita e é bonita.

Gonzaguinha em capa de álbum de 1983 | Foto: Reprodução

Sobre Gonzaguinha

Nascido Luiz Gonzaga  do Nascimento Júnior, no Rio de Janeiro, e criado no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio, Gonzaguinha compunha como ninguém sobre as mazelas e também as belezas da nossa sociedade.

Mesclava em sua obra canções de protesto e de amor, com letras críticas e engajadas, de cunho político e social e também outras em que falava com paixão, otimismo e esperança sobre um povo, um amor, um lugar.

Seu talento veio do berço: ele é filho de criação de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Quando já morava no Rio de Janeiro, em 1945, o pernambucano Gonzagão (como passou a ser chamado quando seu filho despontou na música, no início dos anos 70), conheceu a mãe de Gonzaguinha, a cantora Odaleia.

A moça estava grávida e Luiz Gonzaga resolveu assumir a criança quando nascesse. Acontece que o relacionamento não deu certo, os dois se separaram um tempo depois e Gonzaguinha ficou com a mãe, recebendo visitas e ajuda financeira de Gonzagão

Quando Odaleia morreu de tuberculose, Gonzaguinha tinha apenas dois anos de idade e Luiz Gonzaga já estava em outro relacionamento e com a agenda lotada de shows, e pediu que um casal de amigos criasse o menino, passando a fazer visitas periódicas.

Como era a relação entre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha?

Aos 14 anos, Gonzaguinha compôs sua primeira canção, Lembranças da Primavera, e só aos 16 foi morar com o pai para estudar.

A relação de pai e filho foi bem difícil ao longo dos anos – por conta da ausência de Luiz Gonzaga na criação de Gonzaguinha em seus primeiros anos de vida – e só melhorou muito tempo depois, quando Gonzaguinha formou-se na universidade de Economia e tornou-se músico como o pai. 

Depois disso, os dois ficaram bem unidos, passaram a compor em parceria, gravaram um disco e fizeram até uma turnê juntos, em 1979.

Durante seu período universitário, Gonzaguinha entrou em contato com outros jovens músicos como ele e fundou o grupo MAU (Movimento Artístico Universitário), junto com nomes como:

  • Ivan Lins;
  • Aldir Blanc;
  • e César Costa Filho.

Nessa época, o artista já participava de festivais e começava a despontar com suas letras sempre com forte teor social, provocativas e caracterizadas por uma postura de crítica à ditadura militar. Por conta disso, era bastante perseguido pela censura e visado pelo DOPS, tendo muitas canções censuradas.

Quem gravou as músicas que Gonzaguinha?

Com o passar do tempo, Gonzaguinha percebeu que suas músicas não alcançavam o público que ele queria tocar. Assim, começou a compor canções mais leves, mais ainda com mensagens importantes e politizadas.

No ano de 1976, com seu quarto disco, Começaria Tudo Outra Vez, alcançou imenso sucesso no Brasil inteiro, consolidando-se também como compositor e sendo gravado também por grandes nomes como:

  • Elis Regina;
  • Simone;
  • Gilberto Gil;
  • Maria Bethânia;
  • Tim Maia;
  • Zizi Possi;
  • Gal Costa;
  • e seu pai Luiz Gonzaga.

Foram quase 20 álbuns lançados em 20 anos de carreira.

32 anos sem Gonzaguinha: 29 músicas para celebrar seu talento

Fizemos uma playlist especial com seus maiores sucessos, interpretados por ele e por outras grandes vozes da nossa MPB, para homenagear Gonzaguinha nesta data especial:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS