Único jogador de futebol do mundo a conquistar a sonhada taça da Copa do Mundo três vezes, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, revolucionou a história do futebol nacional e mundial!
São inúmeras as conquistas do atleta que se destacou como camisa 10 do Santos Futebol Clube e da seleção brasileira e seria impossível enumerar todas aqui.
No final de 2022, o Rei do Futebol nos deixou, mas seu legado é eterno e diversas homenagens foram e continuam sendo feitas ao jogador que ainda vive no coração dos fãs. Entre elas, vamos destacar, neste episódio, que Pelé virou verbete na versão original do dicionário Michaelis, devido ao seu talento inconfundível.
Nesta temporada do Foras de Série, série de matérias especiais sobre grandes personalidades brasileiras, estamos homenageando grandes esportistas brasileiros. Ao longo dos episódios dedicados a Pelé, relembramos sua história, conquistas, gols mais marcantes, entre outras coisas.
Neste episódio, vamos te contar sobre o verbete de Pelé no dicionário Michaelis. Ficou curioso(a)?! Continue com a gente e descubra o significado de “pelé” no dicionário!
Dos campos para o dicionário: Confira o verbete de Pelé
Pelé foi um talento muito acima da média e se destacou no futebol desde sua infância. Aos 17 anos, o atleta fez história e chamou atenção em sua primeira Copa do Mundo (1958), conquistando uma taça com a seleção brasileira. Depois dessa, vieram mais duas (1962 e 1970) e, até hoje, o Rei do Futebol é o único jogador do mundo tricampeão.
Destaque entre as quatro linhas do campo de futebol, ele também se tornou destaque nas linhas do dicionário Michaelis. “Pelé” virou uma espécie de adjetivo para se referir àquele que é “fora do comum”.
A decisão se deu como uma forma de homenagear o atleta que morreu no final de 2022, eternizando o nome do Rei do Futebol.
O verbete foi incluído no dia 26 de abril deste ano na versão digital do dicionário Michaelis, que diz:
pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade pode ser igualado a nada ou ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira.
O verbete deve ser incluído em breve nas versões impressas do dicionário. A iniciativa foi fruto de uma campanha realizada na internet que recebeu o apoio de mais de 125 mil assinaturas.
A novidade foi anunciada durante o Sports Summit São Paulo 2023, maior evento da indústria esportiva da América Latina, no dia 26 de abril no Pacaembu. O evento contou com a presença de familiares do camisa 10, que receberam uma placa com o verbete.
A campanha contou com a parceria da Pelé Foundation, empresa que cuida da imagem e patrimônio do jogador brasileiro. Na época, a empresa fez uma publicação para anunciar a inclusão do verbete no dicionário, destacando na legenda que: “Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. A expressão que já era usada para se referir ao melhor naquilo que faz está eternizada nas páginas do dicionário! Juntos fizemos história e colocamos o nome do Rei do Futebol na nossa língua portuguesa. Pelé, o significado de ‘MELHOR’!”.
Confira a publicação no Twitter!
Durante o evento do Sports Summit São Paulo 2023, Joe Fraga, CEO da Pelé Foundation, afirmou: “A campanha no dicionário é uma das mais originais que já participamos… Seu nome no dicionário é uma peça importante do seu legado que manterá Pelé vivo para sempre”.
Como surgiu o apelido de Pelé?
Antes de se tornar adjetivo, Pelé surgiu como apelido de Edson Arantes do Nascimento e tem uma história bastante curiosa. Na infância, era chamado de “Dico” e sempre gostou de acompanhar futebol, principalmente pelo incentivo de seu pai, o jogador João Ramos do Nascimento, o Dondinho.
Dico tinha como uma de suas principais inspirações, na época, José Lino da Conceição Faustino, goleiro do Vasco de São José, clube de Minas Gerais.
O goleiro era conhecido pelo apelido “Bilé”, que o menino não conseguia pronunciar muito bem e acabava falando algo como “Pilé”. O erro rendeu o apelido “Pelé”, forma como seus amigos o chamavam, que acabou o acompanhando para o resto da vida. “Bilé” virou “Pilé”, que virou “Pelé”, e hoje é adjetivo!
Morte do Rei do Futebol
O verbete do dicionário veio como uma homenagem ao Rei do Futebol, quatro meses após sua morte. O jogador brasieliro morreu no dia 29 de dezembro de 2022 após complicações do câncer de colon, neoplasia que se desenvolve no intestino grosso.
A doença havia sido descoberta em setembro de 2021 e pouco tempo depois Pelé começou o tratamento da doença. Em janeiro de 2022, os médicos do camisa 10 identificaram uma metástase, quando as células malignas se espalham formando novos tumores em outras partes do corpo.
Em novembro de 2022, os médicos constataram que o jogador brasileiro não estava mais respondendo ao tratamento da quimioterapia como esperado, e iniciaram cuidados paliativos. Pelé continuou enfrentando complicações de saúde devido ao câncer e, no dia 29 de dezembro, o Hospital Albert Einstein confirmou sua morte.
O Rei do Futebol morreu aos 82 anos e deixou um legado cheio de histórias para continuar inspirando muitas gerações. Pelé é inesquecível e agora tem seu nome eternizado na língua portuguesa.
“Fora do comum”, como diz o verbete do dicionário Michaelis, o camisa 10 não poderia deixar de ser homenageado pelo Foras de Série!
Para conhecer mais um pouco do craque, não esqueça de ficar de olho na Novabrasil e acompanhar o quinto e último episódio sobre o jogador brasileiro!