Maior artilheira da seleção brasileira. Melhor jogadora do mundo por 6 vezes. Maior marcadora de gols na Copa do Mundo. São inúmeras as conquistas de Marta Vieira da Silva que transformaram o futebol feminino e seria impossível elencar todas aqui.
Nesta temporada do Foras de Série, série de matérias especiais sobre grandes personalidades brasileiras, estamos homenageando grandes esportistas brasileiros. Ao longo dos outros episódios, já contamos muitas coisas sobre a Rainha do Futebol, desde sua história, conquistas, curiosidades, melhores gols e até frases mais marcantes.
Para finalizar os episódios sobre a jogadora, vamos destacar uma grande conquista de Marta: ela foi a primeira mulher a ter a marca de seus pés eternizada na calçada da fama do Maracanã. E essa história tem detalhes curiosos, além de representar uma conquista para o futebol feminino. Ficou curioso(a)?! Continue com a gente!
Marta é a primeira mulher na calçada da fama do Maracanã
No dia 10 de outubro de 2018, quando tinha 32 anos, Marta marcou seus pés na calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira mulher a conquistar o feito.
A atleta marcou os pés em um molde de gesso, que faz parte do tour no Maracanã. A placa ainda fica em um espaço exclusivo que homenageia a jogadora, chamado “Rainha Marta”. Com a conquista, ela se juntou a grandes nomes do futebol, como Pelé, Garrincha, Rivelino, Zico, Dunga, Ronaldo Fenômeno, Telê Santos e muitos outros.
Como primeira mulher na calçada calçada da fama, a conquista representa muito mais do que um feito do futebol, mas sim um feito do futebol feminino.
Durante a cerimônia que marcou a conquista da atleta, ela também escreveu no Livro de Ouro do Maracanã. “Uma grande honra deixar essa mensagem no livro do templo do nosso futebol. Obrigada pelos momentos fantásticos vividos aqui”, registrou.
Além disso, cercada de fãs e jornalistas, na época, ela ainda aproveitou para refletir sobre o empoderamento feminino, questão bastante comum em seus discursos.
“É mais uma cerejinha no bolo. Muito feliz pelo reconhecimento, não só meu, mas de todas as meninas e do futebol feminino. Em toda homenagem, a gente fica emocionada, porque é mais um passo à frente. É um incentivo para as mulheres continuarem lutando por espaço em todas as áreas. Espero que não seja a única e que outras mulheres deixem suas marcas aqui”, declarou.
A Rainha do Futebol também fez um apelo às autoridades governamentais para que dessem mais atenção aos esportes, um meio capaz de transformar a vida de muitas pessoas:
“A gente tem atletas em várias modalidades com um talento enorme e que passam por muitas dificuldades, principalmente de apoio, de opção de trabalho, de manter um padrão de atleta para que, quando chegarmos a uma Olimpíada, estar 100% preparado, em todos os sentidos”.
Ela ainda acrescentou: “Peço em nome do esporte brasileiro que haja políticas de incentivo, principalmente nas escolas, para que a gente possa ter cada vez mais oportunidade de representar o nosso país e inspirar as crianças a praticar o esporte”.
A polêmica da primeira placa de gesso
Essa, no entanto, não foi a primeira vez que a atleta marcou os pés na calçada da fama do estádio. No dia 26 de julho de 2007, após ganhar o ouro nos Jogos Pan-Americanos, Marta havia feito sua primeira placa de gesso. Na época, a iniciativa veio de Eduardo Paes, que era secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.
A placa, no entanto, desapareceu e ninguém sabe explicar ao certo o que aconteceu. O que se sabe é que o acervo histórico do estádio ficou guardado nas dependências do local para a realização das obras da Copa do Mundo 2014, que aconteceu no Brasil. Assim, o público não teve acesso ao acervo durante aquele período.
Outro fato importante é que, até 2013, o Maracanã estava sob administração da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro). No mesmo ano, com o fim das obras, o Consórcio Maracanã S.A passou a administrar o local. A partir desse momento, parte do acervo permaneceu no estádio, enquanto outros itens foram realocados para outros lugares.
Com a realização da segunda placa, as empresas responsáveis foram questionadas sobre o desaparecimento da homenagem de Marta, no entanto, ninguém soube responder exatamente o que ocorreu. O Consórcio Maracanã S.A, por exemplo, afirma não ter recebido o item da Suderj quando assumiu a administração do local. Em 2018, quando a polêmica veio à tona, o consórcio chegou a fazer um comunicado oficial para falar sobre o mal entendido.
“A jogadora Marta Vieira da Silva, eleita seis vezes a melhor atleta de futebol feminino do mundo pela Fifa, ganhou, em outubro deste ano, uma homenagem com um imenso painel na torre de vidro do Maracanã. O molde de seus pés foi feito nesta segunda-feira (10/12), para estar na Calçada da Fama do estádio ao lado de outras lendas do futebol mundial de igual grandeza. A partir deste mês, Marta será a primeira atleta feminina a ganhar uma estação exclusiva no Maracanã Tour, atração que é visitada por centenas de pessoas diariamente. Uma atleta da importância da Marta merece todas as homenagens do estádio mais famoso do mundo. A concessionária que administra o estádio desde 2013 não recebeu o primeiro molde feito em 2007 pela Suderj e reforça que catalogou todas as peças recebidas no início da gestão. Elas seguem expostas no Tour em boas condições e cuidados. Sobre os demais itens que não foram entregues para a sua administração, não há como relatar o seu destino”, explicou a concessionária.
Já a Suderj não deu detalhes sobre o que realmente aconteceu com a primeira placa dos pés de Marta, apenas afirmou que: “A placa dos pés da jogadora Marta não consta no patrimônio da Suderj”.
Até hoje, continuamos sem explicação do que pode ter ocorrido para a placa da camisa 10 ter desaparecido do acervo do Maracanã. Ainda assim, não podemos deixar de comemorar a conquista da jogadora brasileira de ter sido a primeira mulher na calçada da fama do estádio.
Apesar da conquista, vale destacar que, até hoje, Marta é a única mulher com os pés marcados na calçada da fama, o que reforça a urgência de assuntos como a desigualdade de gênero no esporte, algo que é tão debatido pela própria atleta.
Curtiu conhecer mais sobre Marta ao longo desses 5 episódios dedicados a jogadora?! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando a Novabrasil e não esqueça de ficar de olho nos próximos episódios do “Foras de Série”!