RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

5 vezes que Ferrugem deu a sua cara para clássicos da MPB

Nesta semana o cantor e compositor carioca Ferrugem completou mais um ano de vida. Mas precisamente, no dia 20 de outubro, Jheison Failde de Souza – nome verdadeiro do artista que é uma das maiores vozes da cena atual do pagode – celebrou seus 37 anos!

Para homenagear o cantor nesta data especial, trouxemos uma lista com cinco vezes em que Ferrugem usou a sua bela e potente voz para fazer releituras cheias de personalidade de grandes clássicos da MPB. Vamos lá?

Sobre Ferrugem

Mas antes, um pouco sobre o aniversariante da semana! 

Nascido no Rio de Janeiro,em 1988, Ferrugem é filho da backing vocal Maristela Failde e começou a se interessar por música ainda criança, frequentando rodas de samba próximas da sua cidade. 

Aos 13 anos de idade, comprou um tantã e começou a tocar e compor suas próprias canções, passando a divulgá-las na internet, o que lhe ajudou a fazer contatos importantes para iniciar sua carreira artística. 

A escolha do seu nome artístico foi feita por um amigo, que apelidou de “Ferrugem” por ser ruivo.

Em 2011, com vinte e poucos anos, Ferrugem começou a fazer shows em São Paulo, criando a Roda De Samba do Vila Duca, no bairro da Vila Olímpia. Lá, apresentou a canção “Meu Bem” (composição do amigo Dilsinho), que se tornou um sucesso nas rádios paulistanas.

Em 2014, Ferrugem assinou contrato com a gravadora Warner Music e lançou o seu primeiro single “Climatizar“. No ano seguinte, a canção deu nome para  álbum de estreia do artista, que já contou com a participação das cantoras Anitta e Alcione e trouxe outros sucessos como:

  • Tentei Ser Incrível (Lincoln de Lima)
  • Saudade Não é Solidão (Michelle Scher)
  • Ensaboado (André Renato e Leandro Fab) 
  • Paciência (Edna Só -Riquinho)

O segundo álbum “Seja o Que Deus Quiser”, veio em 2017, tendo como singles:

  • Eu Sou Feliz Assim (André Renato e Rhuan André)
  • O Som do Tambor (Claudemir, Diney e Tiee)
  • Minha Namorada (Cleitinho Persona e Lucas Morato)
  • Eu Juro (Diogo Melim, Felipe Escandurras e Rodrigo Melim )

Mas o sucesso mesmo veio em 2018, quando o artista lançou o seu terceiro álbum e o primeiro DVD da carreira: “Prazer, Eu Sou Ferrugem”, com a participação de nomes comoPéricles, ThiaguinhoeLudmillae sucessos como:

  • Pirata e Tesouro (André Renato e Marquinho Índio)
  • Pra Você Acreditar (Cleitinho Persona e Lucas Morato)
  • É Natural  (Cleitinho Persona e Elizeu Henrique)
  • Sinto Sua Falta (Bruno Gabriel, Edgar do Cavaco e Marquinhos Moraes)

O álbum lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba e Pagode. 

Em 2019, Ferrugem lançou o seu segundo álbum ao vivo, ”Chão de Estrelas”, com a participação de nomes como Ivete Sangalo, Belo e de Reinaldo, Príncipe do Pagode, um de seus grandes ídolos. Entre os sucessos:

  • Distante do Seu Mundo (Adalto Magalha e Gustavo Lins)
  • Nesse Embalo  (André Renato e Helinho Soares)
  • Até Que Enfim (Cleitinho Persona e Lucas Morato)

O cantor ainda lançou mais três álbuns ao vivo chamados “Ferrugem e Casa” – em 2020, 2021 e 2022 – e dois álbuns de estúdio: “Abre Alas” (2020) e “Interessante” (2023), antes de comemorar os seus 10 anos de carreira com um show que virou álbum em 2024. Outros sucessos em sua voz são:

  • Tristinha (Lincoln de Lima e Diogo Jorge)
  • Eu Não Sou de me Entregar (Bruno Gabriel e Rodrigo Oliveira)
  • Interessante (Lincoln de Lima e Rodrigo Oliveira)
  • Meu Perdoa (Ferrugem, Thiaguinho e Bruno Gabriel)

Em 2024, Ferrugem também homenageou seu ídolo Reinaldo, o Príncipe do Pagode, em um álbum com seus maiores sucessos, antes de lançar seu mais recente álbum “Ferrugem Pra Sofrer”, de 2025.

5 releituras de Ferrugem para clássicos da MPB

Ferrugem também já emprestou sua bela e potente voz para releituras bem com a sua cara de clássicos da música popular brasileira de diferentes épocas e estilos. Vamos conhecer e nos apaixonar por essas versões?

1 – Um Amor Puro

Em 2024, Ferrugem regravou em single sua releitura para o clássico “Um Amor Puro” composto e lançado pelo mestre Djavan em seu álbum ao vivo de 1999.

2 – Pra Você Dar o Nome

No seu primeiro álbum ao vivo, “Prazer eu Sou Ferrugem”, de 2018, o artista fez – junto com a participação especial de Thiaguinho – uma versão samba para a canção “Pra Você Dar o Nome”, sucesso do grupo 5 a Seco, composto por Tó Brandileone e lançado originalmente porPedro Mariano no seu  álbum “8”, de 2011.

3 – Água de Chuva no Mar 

Um dos maiores clássicos na voz de Beth Carvalho, “Água de Chuva no Mar” é uma composição de Carlos Caetano, Wanderley Monteiro e Gerson Gomes, e foi gravada pela Madrinha do Samba em 2000, no seu álbum “Pagode de Mesa 2 – Ao Vivo”.

Ferrugem fez uma grande homenagem à sambista ao regravar a canção no “Sambabook Beth Carvalho”(2025), álbum que trouxe vários grandes nomes da nossa música atual interpretando canções que foram sucesso na voz de Madrinha do Samba.

4 – Zóio de Lula / Céu Azul 

Dois clássicos da banda de rock Charlie Brown Jr.que ganharam uma roupagem samba na voz de Ferrugem e entraram para o seu álbum gravado ao vivo na “Macaco Sessions”, agora em 2025.

Composta pelos integrantes da banda –Chorão, Marcão, Champignon, Pelado e Thiago, “Zóio de Lula” foi lançadapelo Charlie Brown Jr. em seu álbum “Preço Curto, Prazo Longo”, de 1999.

“Céu Azul” é uma composição só de Chorão e Marcão, lançada pela banda santista em 2012, no seu álbum “Música Popular Caiçara – Ao Vivo”.

5 – Mas Quem Disse que eu te Esqueço

Composição de Hermínio Bello de Carvalho eDona Ivone Lara, “Mas Quem Disse que eu te Esqueço” é um dos maiores clássicos da música popular brasileira e foi lançada por Nana Caymmi, no seu álbum “… E a Gente Nem Deu Nome”, em 1981.

Depois, foi regravada por diversos grandes nomes como Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Fundo de Quintal, Emílio Santiago, Zeca Pagodinho e a própria Ivone Lara, antes de ganhar uma versão de Ferrugem em sua primeira edição do álbum “Ferrugem em Casa”, de 2020.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.