Amanhã, dia 14 de maio, é Dia das Mães! O que você herdou da sua figura materna? De características físicas até gosto musical: aprendizado é o que não falta. Nesta matéria, separamos uma lista especial com 8 vezes em que a MPB foi de mãe para os filhos.
Como diz a composição de Zeca Veloso: “Todo homem precisa de uma mãe”. Então, a Novabrasil já deseja a vocês um dia de muito afeto e amor.
8 vezes em que a MPB foi de mãe para os filhos
1 – Zizi Possi e Luiza Possi
Zizi é uma das maiores vozes da nossa MPB e sucesso no mundo inteiro. Sua única filha, Luiza, seguiu os passos da mãe e constrói uma sólida carreira como cantora e compositora. Luiza é uma grande parceira da Novabrasil e está na nossa programação diária, assim como Zizi! Luiza também já é mãe dos pequenos Lucca e Matteo.
2 – Elis Regina, Maria Rita, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli
Mesmo tendo pouca idade quando a mãe nos deixou inesperadamente, em 1982, os três filhos de Elis trazem a música no DNA e continuam o legado da mãe com maestria.
Maria Rita é cantora, compositora e produtora musical, Pedro Mariano é cantor, compositor e instrumentista e João Marcelo Bôscoli é produtor, arranjador e instrumentista. Todos eles já homenagearam a mãe, uma das maiores vozes e intérpretes que este mundo já viu – em seus excelentes trabalhos.
Maria Rita também já é mãe de Antônio e Alice.
3 – Cássia Eller e Chico Chico
Renato Russo, ao saber que a amiga Cássia Eller estava grávida de Francisco Eller, em 1993, compôs a música 1º de Julho para a nova mamãe.
Os versos: “Eu vejo que aprendi, o quanto te ensinei. E é nos meus braços que ele vai saber”, “Alguma coisa aconteceu, do ventre nasce um novo coração” e “Vamos descobrir o mundo juntos, baby. Quer0 aprender com seu pequeno grande coração. Meu amor, meu Chicão” foram escritos para Cássia e Francisco, que passou a acompanhar a mãe nos shows assim que cresceu um pouco e já demonstrava que levaria seu amor pela música a sério. Chico Chico, nome artístico de Chicão, tornou-se cantor e compositor e a semelhança física e do timbre de sua voz com a mãe, que nos deixou em 2001, impressionam.
Recentemente, Chico Chico lançou seu álbum solo de estreia: Pomares.
4 – Miúcha e Bebel Gilberto
A cantora, compositora e produtora Bebel Gilberto é filha da cantora Miúcha, outra grande voz da nossa MPB, com João Gilberto. Sobrinha de Chico Buarque, irmão de Miúcha, Bebel começou muito cedo na música. Com essa árvore genealógica mais musical impossível, aos 9 anos, já havia se apresentado e mostrado o seu talento no Carnegie Hall, em Nova York, com sua mãe, e participado dos musicais Pirlimpimpim e Saltimbancos, com sua mãe e seu tio.
Nascida nos Estados Unidos, Bebel faz sucesso internacionalmente e divide seu tempo entre os EUA e o Brasil.
5 – Rita Lee e Beto Lee
Beto é o filho mais velho da eterna Rita Lee – uma das mulheres mais importantes da história da música brasileira, que nos deixou órfãos de sua genialidade na noite do dia 8 de maio de 2023, aos 75 anos.
Beto toca guitarra na banda da mãe desde 1995, mas também tem seu trabalho como cantor e compositor e já tocou com outros grandes nomes da música brasileira como Titãs, Milton Nascimento, Zélia Duncan e Otto.
A canção Gosto do Azedo, sucesso do disco Acústico MTV Rita Lee, é de autoria de Beto.
6 – Baby do Brasil, Pedro Baby, Sarah Sheeva, Nanã Shara e Zabelê
A cantora Baby do Brasil é mãe de seis filhos, todos eles frutos de seu casamento com outro Novo Baiano, o guitarrista Pepeu Gomes. Vários deles tornaram-se profissionais da música: Pedro Baby é considerado um dos melhores guitarristas do Brasil e já tocou com grandes nomes – além da mãe e do pai – como Gal Costa e Ana Carolina.
Pedro também possui um trabalho solo, é cantor, compositor e produtor musical. Autor, por exemplo, de sucessos como: Aliança e Fora da Memória (parcerias com os Tribalistas – Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes – e com Pretinho da Serrinha), Velha Infância (parceria também os Tribalistas e com Davi Moraes) e Vilarejo (com Marisa, Arnaldo e Brown).
As meninas – Sarah Sheeva, Nanã Shara e Zabelê – formaram, em 1997, o trio de cantoras e compositoras pop SNZ, que esteve em atividade até o ano de 2009, quando cada uma delas passou a seguir carreira solo. Sarah e Nanã foram para a música gospel e Zabelê continuou na música pop.
7 – Fafá de Belém e Mariana Belém
Outra grande voz da nossa MPB, Fafá de Belém, divide com a única filha o amor e o talento na música. Mariana Belém também é cantora – dona de uma bela voz, como a mãe – e atriz. Ela tornou-se mais conhecida do grande público ao participar do programa Fama, em 2004.
Mariana também é mãe de Laura e Júlia.
8 – Beth Carvalho e Luana Carvalho
Luana é cantora, compositora e filha da eterna Beth Carvalho, que nos deixou órfãos de seu talento há exatos quatro anos. Atuou como backing vocal da mãe por três anos durante a adolescência e em 2017 lançou o seu primeiro disco.
MPB também é um legado que passa de mãe para filho, não é?