RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

A 25 de Março vira palco de dragões e tradições no Festival da Lua Chinês

Conhecida pela multidão que se aperta em busca de compras, a 25 de Março vai se transformar em um grande palco cultural neste fim de semana. Nos dias 4 e 5 de outubro, o endereço recebe o 3º Festival da Lua Chinês, celebração milenar também chamada de Festival do Meio do Outono.

De acordo com Roberto Sekiya, um dos organizadores, a festa tem significado profundo para os chineses, “o Festival da Lua é um momento parecido com o Natal. É tempo de reunir a família, celebrar a união e compartilhar os bolinhos da lua, que para nós são como o panetone aqui no Brasil”.

União sob a mesma lua

O festival coincide com o período em que a lua aparece mais cheia e próxima da Terra, que neste ano será no dia 6 de outubro. “A lua cheia tem simbolismo de prosperidade e união. É a mesma lua que a gente vê na China e no Brasil, e isso conecta as pessoas em qualquer parte do mundo”, explica Sekiya.

Mesmo em meio ao movimento intenso da 25 de Março, ele garante que a organização transforma o espaço. “Ano passado recebemos 150 mil pessoas em dois dias, mas a rua se torna ordeira. É um evento para toda a família, das crianças aos adultos”.

Dragão gigante e cultura milenar

O grande destaque será o desfile do maior dragão do Brasil, com 105 metros de extensão. “O dragão é símbolo de força, espanta maus espíritos e traz sorte. É presença obrigatória nas festas chinesas, mas este é especial: um dos maiores das Américas, fruto da união de várias academias de kung fu”, conta o organizador.

Além do dragão, o público vai conferir dança do leão, apresentações artísticas, oficinas, artes marciais e a gastronomia típica. Os tradicionais bolos da lua estarão entre os atrativos.

A história da imigração chinesa em São Paulo

A presença chinesa no Brasil tem mais de dois séculos e, em São Paulo, se fortaleceu em diferentes ondas de imigração. Hoje, o festival é organizado por cerca de 40 associações. “O Brasil conhece muito a China como parceiro comercial, mas pouco a cultura chinesa. Essa festa mostra o melhor dessa tradição milenar, da culinária às artes. Quanto mais o brasileiro conhece, menos estranha, e mais se encanta”, afirma Sequia.

Serviço

Local: Rua 25 de Março – próximo ao Metrô São Bento
Datas: 4 e 5 de outubro
Horários: sábado das 10h às 21h | domingo das 10h às 18h
Entrada gratuita

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS