A história da música “Como Vai Você”, no aniversário de Antônio Marcos

Se não tivesse nos deixado em 1992, vítima de insuficiência hepática, hoje – dia 5 de abril de 2025 – Antônio Marcos completaria 80 anos. Para homenageá-lo, vamos conhecer a história da música “Como Vai Você”, um dos maiores sucessos do compositor.

Sobre Antonio Marcos

Antônio Marcos iniciou sua carreira cantando em programas de calouros e tornou-se conhecido no meio artístico por meio de sua participação em programas de auditório.

De 1960 a 1962, o cantor e compositor – que também é ator e humorista – se destacou no programa de Estevam Sangirardi, cantando, tocando violão e fazendo humor. 

Em 1966, convidado por Ramalho Neto, ele gravou, com o conjunto Os Iguais, o compacto simples “A Partida” e “Quero te Dar Meu Coração”, pela RCA

Logo, Antônio Marcos tornou-se solista, e – em 1967 – gravou um compacto simples e outro duplo, no qual constava a música “Tenho um Amor Melhor que o Seu”, de Roberto e Erasmo Carlos, que vendeu mais de 300 mil cópias, sendo um de seus maiores sucessos. 

Também nesse ano, o artista integrou o coral Golden Gate e atuou no Teatro de Arena como ator-cantor nas peças “Pé Coxinho” e “Samba contra o dólar”, ambas de Moraci do Val.

No mesmo ano, lançou o compacto simples “Perdi Você” (de Peninha e Toto) e “A história de alguém que amou uma flor” (parceria sua com Mário Marcos) e também o seu primeiro LP.

Nesse período, com a Jovem Guarda em evidência, Antônio Marcos gravou doze álbuns solo, obtendo, entre outros, sucessos como “Oração de um Jovem Triste” (de Nelson Ned) e outra composição sua, em parceria com Mário Marcos, “Como Vai Você”, sobre a qual vamos saber a história hoje.

Em 1968,Roberto Carlos gravou a canção de Antônio Marcos “E não vou mais deixar você tão só”, em seu álbum  “O inimitável”. Já em 1972, foi a vez do Rei gravar com muito sucesso a canção “Como vai você” em seu álbum “Roberto Carlos”, vendendo mais de 700 mil cópias. 

Em 1968, Antônio Marcos também inscreveu-se no Festival da Record concorrendo com 4 músicas: “Com tristeza e sem poesia”, “Canção a Estela”, “Estrela triste” (parceria com Mário Marcos) e “Poema de mim” (com Osmar Navarro). 

Como ator, foi dirigido, em 1969, por Augusto Boal, no espetáculo “Arena conta Zumbi”, no Teatro de Arena. Nesse mesmo ano, foi protagonista de uma novela da extinta TV Tupi, “Toninho on The Rocks”. 

No ano seguinte, atuou em “Hair”, peça norte-americana de grande sucesso, dirigida e montada no Brasil por Altair Lima e estreou no cinema, atuando no filme de J. B. Tanko, “Pais quadrados… Filhos avançados”. 

Nos anos seguintes, Antônio Marcos participou em outros filmes e gravou sucessos como: “O Homem de Nazaré”, de Cláudio Fontana (1974) e “Oração de Um Jovem Triste” (1975), cujos compactos venderam, cada um, 500 mil exemplares.

Outros sucessos do artista são as músicas: “Você pediu e eu já vou daqui” (parceria com Zairo Marinoso, de 1969) e “Cara a cara”, (com Sérgio Sá, 1979).

A última música gravada por Antonio Marcos foi “Por Amor”, em 1991, versão para “Unchained Melody”, tema do filme “Ghost”.

O artista morreu precocemente, em 1992, devido a uma cirrose hepática provocada pelo abuso de álcool. Após seu falecimento, foram lançadas em duas coletâneas suas. 

O cantor e compositor Antônio Marcos | Imagem: Reprodução

A história da música “Como Vai Você”

O grande sucesso de Antônio Marcos em parceria com seu irmão Mário Marcos, a canção “Como Vai Você” foi lançada pelo Rei Roberto Carlos em 1972, em um álbum que levou o seu nome e vendeu mais de 700 mil cópias.

Mário Marcos, então com 19 anos, estava vivendo uma paixão platônica por uma moça, que preferiu afastar-se por não corresponder aos sentimentos dele. Mesmo após meses, ele continuava abalado com a situação e, durante uma visita à casa de sua mãe, se sentou ao piano e compôs a melodia e os primeiros versos da canção, inspirado pela saudade da garota. 

Após mostrar o esboço para seu irmão Antônio, os dois a completaram e decidiram por oferecê-la ao cantor Roberto Carlos, que já tinha gravado uma canção de Antônio anteriormente: (“E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só”, faixa de abertura do álbum “O Inimitável”, em 1968).

Roberto recebeu uma fita das mãos de Antônio, que afirmou tratar-se de um presente. Ele gravou a canção nos Estados Unidos, com arranjo do maestro Jimmy Wisner.

“Como Vai Você” foi regravada com muito sucesso pela cantora baiana Daniela Mercury no ano 2000 e incluída na trilha sonora da telenovela “Laços de Família”, da Rede Globo.

Em 2005, “Como Vai Você” também foi incluída na trilha sonora do filme “Os 2 Filhos de Francisco”, de Breno Ferreira, que conta a história de Zezé di Camargo e Luciano

Para fazer parte da trilha sonora do filme, foi feita uma mixagem com a voz de Antônio Marcos, da gravação original que o próprio compositor fez em 1973, a qual foram sobrepostas em estúdio as vozes de Zezé di Camargo e Luciano.

A cena em que a canção é interpretada inteira pelo trio, é estrelada também pela atriz Paloma Duarte, filha de Antonio Marcos com a atriz Débora Duarte, em uma visível homenagem a Antônio, também ídolo de Zezé di Camargo. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS