Hoje é aniversário do cantor, compositor e multi-instrumentista manauara Vinicius Cantuária! Confira a história das seguintes composições do artista: Lua e Estrela, sucesso na voz de Caetano Veloso, e Só Você, também conhecida na voz de Fábio Junior.
Para seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira – que são tão importantes e têm uma contribuição tão significativa quanto cantores, intérpretes e músicos – nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.
Sobre Vinicius Cantuária
Nascido em Manaus, em 1951, Vinicius Cantuária mudou-se ainda criança com a família para o Rio de Janeiro. Começou sua carreira profissional no início dos anos 1970, como baterista do grupo O Terço, com o qual atuou até 1972.
Nos anos de 1975 e 1976 integrou a Banda Atômica, que acompanhava Jorge Mautner em shows e gravações. Como músico, atuou também com nomes como:
- Luiz Melodia;
- Gilberto Gil;
- Caetano Veloso;
- e Chico Buarque.
Em 1981, teve seu primeiro grande sucesso como compositor, com a gravação de sua canção Lua e Estrela, incluída no repertório do disco de Caetano Veloso, Outras Palavras, que atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas.
No ano seguinte, gravou o seu primeiro álbum solo, com destaque para o hit Coisa Linda. Em 1984, lançou o álbum Sutis Diferenças, no qual interpretou seu maior sucesso até hoje, a canção Só Você, que permaneceu no topo das paradas por meses e lançou Vinicius Cantuária nacionalmente.
Em mais de 50 anos de carreira, foram quase 20 álbuns lançados. Também fez parte – ao lado de Ritchie, Cláudio Zoli, Dadi e Mu Carvalho – do grupo Tigres de Bengala, com o qual lançou um disco, em 1993.
Em seguida, mudou-se para os Estados Unidos, onde também gravou parte de seus discos solo. Em 2013, formou, com Dadi e o compositor e guitarrista norte-americano Jesse Harris, o Trio Estrangeiros.
Em julho de 2022, Vinicius Cantuária lançou – em parceria com Zeca Baleiro – o álbum Naus, e – em outubro – os dois se apresentaram juntos no palco do Festival Novabrasil.
Saudando Grandes Compositores da MPB
Hoje, entre os vários sucessos de Vinicius Cantuária, escolhemos contar as histórias dos seus clássicos: Lua e Estrela e Só Você.
A história da música ‘Lua e Estrela’, de Vinicius Cantuária
Grande clássico na voz de Caetano Veloso, a canção – lançada em 1981, no álbum Outras Palavras, do baiano – é uma das composições mais famosas de Vinicius Cantuária.
O próprio Vinicius gravou a canção no ano seguinte, em seu álbum de estreia como cantor.
Lua e Estrela surgiu em um dia em que Vinicius fazia uma caminhada do Leblon – onde ele morava – até o Arpoador, no Rio de Janeiro, para ir à praia. Era seis e pouco da manhã e chegando lá, a praia estava bem vazia.
“Mas foi um fato curioso, porque eu sentei e a uns quarenta metros de mim tinha uma menina sentada. Eu não a conhecia e ela não me conhecia. Ela me olhava e eu olhava para ela. Mas todo mundo que chegava à praia me conhecia e a conhecia.
Então a distância entre mim e ela foi encurtando. As pessoas foram chegando e a gente se aproximou, se olhou. Aí teve uma hora que ela saiu de onde estava e chegou mais perto. Ficou ali conversando com amigos.
Ninguém nos apresentou, mas eu sentia que tinha uma empatia rolando entre a gente. Ela se dirigiu ao mar. Quando foi mergulhar, eu vi claramente que ela tinha um anel.”, conta o compositor em entrevista a Rui Godinho, para o seu livro Então, Foi Assim?, em que conta histórias de composições importantes.
O anel que ela usava tinha uma lua e uma estrela, e o sol refletia nele. Na volta para casa, caminhando, Vinicius Cantuária já começou a criar a música em sua cabeça.
Ela foi tomando forma e ele criou uma história em torno daquele breve momento que havia vivido.
“A letra não é nada mais nada menos do que eu querendo reencontrar essa menina.”, conta o autor, que realmente chegou a conhecer a menina anos depois.
Menina do anel de lua e estrela
Raios de sol no céu da cidade
Brilho da lua, oh, oh, oh (oh oh oh)
Noite é bem tarde (oh oh oh)
Penso em você (oh oh oh)
Fico com saudade
Manhã chegando
Luzes morrendo
Nesse espelho que é nossa cidade
Quem é você, oh, oh, oh (oh oh oh)
Qual o seu nome (oh oh oh)
Conta pra mim (oh oh oh)
Diz como eu te encontro
Mas deixo ao destino
Deixo ao acaso
Quem sabe eu te encontro
De noite no Baixo
A história da música ‘Só Você’, de Vinicius Cantuária
Apesar de Cantuária ter lançado – com muito sucesso – a canção Só Você, em 1984, fato que fez sua carreira deslanchar nacionalmente, a canção tornou-se praticamente uma assinatura de outro artista: Fábio Jr..
O cantor paulista a regravou em 1997, tornando-se a canção um dos maiores sucessos da carreira e entrando para a trilha da novela Por Amor, da Rede Globo, no ano seguinte.
Segundo Vinicius, a música foi feita para uma pessoa que ele conheceu, uma paixão, e tudo o que a letra diz é verdade, ele viveu.
A canção também foi regravada por muitos outros grandes nomes como Tim Maia, Capital Inicial e Frejat, mas o grande sucesso mesmo foi com Fábio Jr.
Demorei muito
Pra te encontar
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Te abraço e sinto
Coisas que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu pensamento vôa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Vinicius Cantuária!