Hoje é aniversário de um dos compositores mais prolíficos da nossa MPB e que mais lançou hits em toda a história: Michael Sullivan! Em homenagem, confira as histórias das músicas Whisky a Gogo e Um Dia de Domingo, de sua autoria.
Michael Sullivan
Nascido em Recife, com o nome de Ivanilton de Souza Lima (Michael Sullivan é seu nome artístico), o cantor, músico, compositor e produtor musical brasileiro foi incluído no:
- Latin Songwriters Hall of Fame, que premia os maiores compositores latinos do mundo;
- e também entrou para o Guinness Book, como o compositor que no intervalo de cinco anos, mais emplacou sucessos na América Latina.
Sullivan começou sua carreira cantando na noite do Recife, com 14 anos de idade. Aos 15, participou de alguns concursos de calouros e ganhou o primeiro lugar no Varieté, da Rádio Jornal do Commercio, recebendo como prêmio a carteira profissional da Ordem dos Músicos do Brasil e um contrato com a TV Jornal do Comercio.
Assim, iniciou sua carreira de cantor, nos programas da emissora Você faz o Show, Noite de Black-Tie e Bossa 2, e consagrando-se como uma revelação pernambucana.
Seu primeiro sucesso
Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu: Hyldon (com quem compôs sua primeira canção), Renato Piau (guitarrista que trabalhou com Tim Maia) e Tinho (saxofonista e arranjador que trabalhou com Tim Maia e um dos fundadores da Banda Vitória Régia), formando com eles o grupo Os Nucleares.
Aprendeu a tocar violão com – ninguém mais, ninguém menos – que Cassiano e Tim Maia. Aos 19 anos integrou o grupo Os Selvagens, e aos 21 anos, o grupo Renato e Seus Blue Caps, como cantor e guitarrista.
Em seguida, Michael Sullivan iniciou sua carreira solo com a canção My Life, que fez parte da trilha sonora da novela O Casarão, da Rede Globo, que tornou-se um imenso sucesso, superando a marca de 1 000 000 de cópias, o que equivalia a um Disco de Diamante.
Em 1978, lançou o seu primeiro o LP, Sou Brasileiro ou Um Mundo Melhor Pro Meu Filho, e de 1980 a 1986 foi integrante do grupo The Fevers.
A parceria com Paulo Massadas
No fim dos anos 70, Michael Sullivan conheceu Paulo Massadas, compositor com quem formou uma produtiva dupla por 19 anos, e compôs vários dos maiores hits da nossa MPB, com quem chegou a gravar discos em parceria.
O primeiro clássico da dupla a estourar foi a canção Me Dê Motivo, gravada por Tim Maia, em 1983. Depois disso, vieram outros inúmeros hits como:
- Whisky a Gogo (gravada pelo conjunto Roupa Nova, em 1984);
- Leva (gravada por Tim Maia, em 1984);
- Um Dia de Domingo (gravada por Gal Costa e Tim Maia, em 1985);
- Amor Perfeito (parceria também com Lincoln Olivetti e Robson Jorge, gravada por Roberto Carlos em 1986 e – depois – sucesso reavivado pela banda Babado Novo, em 2001);
- Joga Fora e Retratos e Canções (ambas gravadas por Sandra de Sá, em 1986);
- Um Sonho a Dois (gravada por Joanna e Roupa Nova, em 1986);
- Deslizes (gravada por Fagner, em 1987);
- Estranha Loucura (gravada por Alcione, em 1987);
- e Abandonada (gravada por Fafá de Belém, em 1996).
Eles também criaram juntos o grupo Trem da Alegria, enorme sucesso entre as crianças dos anos 80 e começo de 90, e compuseram em parceria muitas canções para o universo infantil, principalmente para a Xuxa.
São de Sullivan e Massadas hits como:
- Lua de Cristal;
- Uni-Duni- Tê;
- É de Chocolate;
- Arco-Íris (parceria que também inclui Anna Penido);
- A Vida É Uma Festa;
- Xuxa Park;
- Fada Bela;
- He-Man;
- e Eu Não Largo o Osso, da TV Colosso.
E também as músicas Criança Esperança e Amigos do Peito, antigos temas do Criança Esperança e da UNICEF.
Nomes da música que já produziu
Michael Sullivan também produziu nomes como:
- Tim Maia;
- Alcione;
- Sandra de Sá;
- Danilo Caymmi;
- Antônio Marcos;
- Sidney Magal;
- Fafá de Belém;
- Roupa Nova;
- Joanna;
- Paulo Ricardo;
- Fagner;
- José Augusto
E cantores infantis como:
- Trem da Alegria;
- Xuxa;
- Os Trapalhões;
- Balão Mágico;
- Atchim & Espirro, entre outros.
Foi convidado a trabalhar e morar nos Estados Unidos para ali compor e produzir nomes como Ricky Martin e Menudos.
Saudando Grandes Compositores da MPB
Para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira – que são tão importantes e tem uma contribuição tão significativa quando cantores, intérpretes e músicos – nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.
Entre os vários sucessos de Michael Sullivan, falaremos sobre os clássicos Whisky a Gogo e Um Dia de Domingo.
A história da música ‘Whisky a Gogo’, de Michael Sullivan e Paulo Massadas
A canção é uma homenagem ao cantor e compositor estadunidense Johnny Rivers. Quando atuavam como crooners em bailes e boates, Michael Sullivan e Paulo Massadas costumavam receber pedidos do público para tocar canções de Rivers.
O título Whisky a Go Go é uma referência direta à famosa casa de espetáculos com o mesmo nome, localizada na Sunset Strip, em West Hollywood, onde o cantor gravou diversos álbuns ao vivo e de grande popularidade na década de 1960, considerado um ponto de referência do rock e da vida noturna de Hollywood.
A letra de Whisky a Go Go descreve um romance, tendo como ambiente uma festa de época com cuba libre, vitrola e som à meia-luz, tocando o próprio Johnny Rivers. O refrão faz referência à canção Do You Wanna Dance, canção de Rivers que fez muito sucesso no Brasil na segunda metade da década de 60.
Sullivan e Massadas apresentaram a canção ao grupo carioca Roupa Nova, que foi lançada no disco de 1984. Poucos meses depois, a canção entrou para a abertura da Um Sonho a Mais, telenovela da Rede Globo, cujo título foi escolhido por conta do último verso da música (“um sonho a mais não faz mal”).
A história da música ‘Um Dia de Domingo’, de Michael Sullivan e Paulo Massadas
Michael Sullivan e Paulo Massadas estavam em um corredor da gravadora RCA, conversando sobre a letra de uma música, quando Gal Costa passou e falou para eles:
“Eu queria gravar uma música de vocês, igual a essa do Tim Maia que está tocando aí, linda!”
A música que ela se referia era Leva, composição da dupla gravada por Tim em 1984.
Então, Paulo e Michael compuseram Um Dia De Domingo, tendo Gal como musa inspiradora. A canção foi lançada no álbum Bem Bom, de Gal Costa, no ano de 1985, gravada em dueto com Tim Maia, que também lançou o sucesso em um compacto simples, em 1986.
Sullivan conta que Tim Maia ficou muito chateado porque estava encantado demais com Gal Costa e queria ter gravado a voz junto com ela no estúdio, mas ela tinha uma viagem internacional e eles tiveram que gravar a canção separadamente.
Com duas das maiores vozes da história da música popular brasileira, a super romântica Um Dia de Domingo virou um hit desde então, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, regravada inúmeras vezes.
Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Michael Sullivan