A música preta pelas lentes do cineasta Emílio Domingos, no Mais Preta

O +Preta da semana está sob a ótica e a arte apurada de Emílio Domingos. Com trabalhos premiados como “Favela é Moda”, o cineasta e cientista social é um dos diretores do documentário Chic Show, destaque da edição 2023 do festival In-Edit.

Com foco na área de documentários, Emílio Domingos também é pesquisador, roteirista e produtor. Graduou-se em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Também é Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e é curador e mediador do Documenta-se Cineclube.

Entre os filmes que dirigiu estão “Deixa na Régua”, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema do Rio (2016); “A Batalha do Passinho”, vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2012); e “L.A.P.A.”, Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008).

Além das películas, também já foi o diretor de 14 curta-metragens e comandou os clipes de artistas como BNegão e os Seletores de FrequênciA e Marcelo Yuka. Para a TV, foi Diretor Geral da série “Enigma da Energia Escura” (GNT), na qual também dirigiu o episódio “Eu Falei Faraó – Cultura e Resistência”.

Entre seus trabalhos como roteirista estão “Gilberto Gil Antologia Vol.1″, dirigido por Lula Buarque de Hollanda, que estreou no Festival do Rio (2019); a série “Anitta: Made in Honório para a Netflix” e o longa “Viva São João”, de Andrucha Waddington.

Emilio Domingos fala sobre suas memórias musicais em entrevista para Adriana Couto | Foto: Divulgação/Delphine Lawson/Montagem Novabrasil

Na música, foi responsável pela pesquisa de repertório para os CDs “Tudo Azul”, da Velha Guarda da Portela e “Universo ao Meu Redor”, de Marisa Monte. Foi consultor e realizou a pesquisa de conteúdo e imagens sobre a história dos bailes blacks para o acervo do novo Museu da Imagem e do Som do Rio (MIS-RJ).

Pelo seu trabalho, Emílio recebeu da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Moção de Louvor e Congratulação pela Militância em Defesa da Cultura Negra do Estado do Rio de Janeiro (2017); e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro a Moção de Louvor pela contribuição ao Movimento Cultural Hip Hop (2017).

Documentário “Chic Show”, codirigido por Emílio Domingos, foi destaque no In-Edit, Festival Internacional do Documentário Musical

O documentário Chic Show é o mais recente trabalho lançado pelo cineasta. Codirigido com Felipe Giuntini, o longa celebra o baile que foi um marco da cultura negra paulistana, durante os anos 70. O evento rapidamente se transformou num ponto de encontro e abriu espaço para o funk, soul, rap, pagode entre outros ritmos.

Pelas mãos de seu idealizador Luiz Alberto dos Santos, o Luizão, o Chic Show foi uma experiência social, cultural e política que recebeu nomes como Tim Maia, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Djavan, Bebeto, Carlos Dafé além de artistas internacionais como Kurtis Blow, Betty Wright e o inigualável James Brown.

Emílio Domingos | Foto: Divulgação/Delphine Lawson

Atualmente, Emílio Domingos se prepara para o lançamento de “Black Rio! Black Power!”, que retrata a importância dos bailes de soul dos anos 1970 no Rio de Janeiro. O longa deve estrear no segundo semestre do ano.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘+Preta’

+PRETA coloca no dial da Novabrasil músicas cantadas e/ou compostas por artistas negros e negras brasileiras de diferentes gerações. O programa embarca na diversidade da produção contemporânea, mas não perde a chance de apresentar clássicos e raridades.

Sem preconceitos e com muito afeto o +PRETA celebra a beleza e força criativa da música brasileira a partir da experiência de uma pessoa negra.

A cada edição, um/uma artista, personalidade, ou intelectual negra divide com o público suas memórias musicais + pretas em quadros especiais como: o samba da vida, a música da família, o som revolucionário, o hit que inspirou uma mudança.

No comando do microfone, a apresentadora Adriana Couto, uma das profissionais mais conhecidas do jornalismo cultural.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS