Abrindo os Concertos de Outono, a série Música no Museu exalta em sua programação do mês de abril, no Rio de Janeiro, os imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais. São 11 (onze) concertos com participações nacionais e internacionais, que prometem envolver o público com apresentações musicais gratuitas e memoráveis.
“O Música no Museu é um evento democrático e por sempre ter sido gratuito, desde o seu início em 1997, muito contribuiu e vem contribuindo para a formação de plateia para a música de câmara. Encaro esse trabalho como uma missão. Gostaria que mais empresas se sensibilizassem pela causa da música clássica e apoiassem o evento, que já ocupa lugar na história da música clássica do país, em especial no Rio de Janeiro, onde tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial”, afirma o idealizador e diretor da série, Sérgio da Costa e Silva.
A série de concertos Música no Museu é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro e completa 28 anos de atividades ininterruptas. Além da presença na cidade e no estado, o Música no Museu realiza há mais de 15 anos concertos em diferentes regiões do Brasil e no exterior, promovendo o intercâmbio de artistas entre diferentes regiões e países. Música no Museu realiza no seu âmbito o maior festival de harpas do país e nesse momento está dedicada à montagem da programação do XX RioHarpFestival e do IX SPHarpFestival, que serão realizados de 1 a 3 1 de julho de 2025. “Dedico corpo e alma à continuidade da programação do Música no Museu, que garante visibilidade aos músicos clássicos brasileiros no país e no exterior, se configurando como um espaço de valorização do seu trabalho e de divulgação da música clássica entre todos os extratos sociais”, afirma Sergio da Costa e Silva.
Confira os destaques:
MONICA TESSITORE – 2 DE ABRIL – CCBB RIO
A premiada pianista Monica Tessitore chega ao Brasil dos Estados Unidos para o primeiro recital da temporada, no dia 2 de abril (quarta-feira), às 12h30, no CCBB Rio. No programa Ernesto Nazareth, Alberto Ginastera, Debussy. Tessitore já se apresentou com inúmeras orquestras e conjuntos, incluindo a Orquestra Sinfônica de Brasília, a Orquestra Sinfônica Hartt, a Orchestra de L’Empodá na Espanha e a Orchestra of Indian Hill. Seu CD mais recente — um programa totalmente Schubert — foi gravado no selo Bostonia com os artistas convidados Sergey Antonov, violoncelo, e Ellina Blinder, piano. Além da Indian Hill, Monica faz parte do corpo docente da Cushing Academy e Assumption College.
CAMERATA DIAS GOMES – 8 DE ABRIL – SESC FLAMENGO
Outro destaque da programação é o concerto inédito da Camerata Dias Gomes, no dia 8 de abril (terça-feira), no Arte Sesc Flamengo, para celebrar os 100 anos da célebre escritora brasileira, Janete Clair (1925-1983), um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira. A Camerata Dias Gomes iniciou suas atividades em 2012 para homenagear os 90 anos do dramaturgo que dá nome a orquestra. Criada pela poeta e violoncelista Denise Emmer, filha do casal Dias Gomes e Janete Clair, vem conquistando plateias ao longo dos seus 13 anos de existência com um repertório de clássicos mundiais e brasileiros. Sob a regência do maestro Alexandre Rocha, ampliou sua formação camerística para uma quase Sinfonieta, com oito violinos, três violas, quatro violoncelos, dois contrabaixos, piano, flauta, fagote e percussão. A homenagem para Janete Clair apresentará um repertório com músicas e compositores que a escritora apreciava. Obras de Debussy como a icônica “Clair de lune”, Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga e um pout pourri com temas das novelas da autora, como Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Coração Alado, O Astro, Pai Herói, entre outras. Os arranjos são do compositor contemporâneo Alexandre Schubert.
CORAL BATEBOCA – 10 DE ABRIL – CC JUSTIÇA FEDERAL
Atração especial na programação do mês de abril é o Coral BateBoca, sob a regência do maestro Deco Fiori, no dia 10 de abril (quinta-feira), às 18 horas, no CC Justiça Federal. No repertório, clássicos Brasileiros. A direção musical é de Deco Fiori, a direção cênica de Letícia Carvalho e a banda é formada pelos músicos Deco Fiori (violão), João Braga (teclados) e Eber Freitas (percussão).

CORO MASCULINO DE HELSINQUE KYL – 22 DE ABRIL – IGREJA LAPA DOS MERCADORES
Outra atração internacional da Série é o Coro Masculino de Helsinque KYL, da Finlândia, no dia 22 de abril (terça-feira), às 14hs, na Igreja Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio. KYL é um dos principais coros masculinos da Finlândia. Fundado em 1949 em conexão com a União Estudantil da Universidade de Economia e Negócios de Helsinque, e ainda está intimamente ligado à Escola de Economia da Universidade Aalto, já que a maioria dos membros é formado por alunos e ex-alunos de Economia. Desde o início, KYL adotou ambiciosamente um repertório representativo de diferentes gêneros, desde a tradicional música coral masculina até a música pop, sem esquecer a tradição das serenatas, cantigas folclóricas e músicas natalinas.
RENATO RABE APRESENTA O UKULELE BRASILEIRO – 29 DE ABRIL – MUSEU DO EXÉRCITO NO FORTE DE COPACABANA
Um momento que promete ser marcante da programação de outono é o concerto do artista Renato Rabe, no dia 29 de abril, às 18h, no museu do Exército (Forte Copacabana). No programa, o UKULELE BRASILEIRO, que consiste em músicas brasileiras com arranjos feitos por professores brasileiros, como Chiquinha Gonzaga, passando por Pixinguinha e Zequinha de Abreu. Na segunda parte serão apresentadas músicas brasileiras arranjadas Renato Rabe – Ukulele Brasileiro pelo Artista e, por fim, composições próprias.

O UKULELE é um instrumento de origem Havaiana, que está se consolidando na utilização da Educação Musical, por suas vantagens pedagógicas em relação ao violão, e está sendo utilizado por inúmeros artistas populares do Brasil, como Lulu Santos, Marisa Monte, Tiago York e outros. Patrícia Glatz, piano A programação do mês traz também os recitais com Clássicos Internacionais e outros com programas inteiramente de obras brasileiras dos pianistas e violonistas: Maycon Marchette (piano), no dia 3 de abril (quinta feira), às 12h30, no Museu da Justiça e Eduardo Camenietzki (violão), no dia 9 de abril (quarta-feira), às 12h30, no CCBB; Rodrigo Dezi (piano), dia 23 de abril (quarta-feira), às 12h30, no CCBB RJ; a pianista Patrícia Glatzl (piano), no dia 26 de abril (sábado), às 18h, no Palácio São Clemente – Consulado de Portugal e Jorge Saraiva (piano), no Dia 30 de abril (quarta-feira), 12h30, no CCBB RJ.