Começo a coluna de hoje com a frase de Charles Chaplin: “Um segundo é tempo suficiente para mudar tudo para sempre.”
Cada segundo é muito importante e ter mais tempo é um dos objetivos da organização.
Quando o usamos de uma maneira equilibrada, criamos a oportunidade de curtir cada vez mais o que amamos fazer, aproveitamos tudo de uma forma mais certeira e ele passa a ser nosso amigo, não mais nosso inimigo.
Quando planejamos e organizamos nossa agenda, por exemplo, conseguimos fazer tudo o que gostamos. Trabalhamos, mas também curtimos a vida. Obrigações e prazeres fazem parte do nosso dia!
Como disse o professor Leandro Karnal: “Pessoas que ficando contando o tempo, não são pessoas ocupadas, mas sim desorganizadas.”, ele citou esta frase durante uma aula na qual ele fez alusão ao Coelho Branco da história de “Alice no País das Maravilhas”.
O personagem fictício da obra literária produzida por Lewis Carroll está sempre apressado e atrasado (“É tarde! É tarde! É tarde até que arde! Ai, ai, meu Deus! Alô, adeus! É tarde, é tarde, é tarde!”).

É muito comum falarmos ou ouvirmos alguém dizer que 24h é pouco para fazer tanta coisa. Será mesmo? Esse desafio de ter mais tempo tem solução: organização. É uma fórmula bastante eficaz que faz toda diferença em nossa vida!
Há algumas dicas que costumo mencionar para nos mantermos mais produtivos e com horas livres: planejar e organizar o dia; priorizar as tarefas; moderar o uso de aplicativos de mensagens, redes sociais e fazer pausas para aliviar a mente.
Olhar o relógio também não é uma boa opção, porque enquanto olhamos, ficamos parados e parados, perdemos tempo e oportunidades!
Sabe aquela frase “se podemos resolver alguma coisa hoje, por que deixar para amanhã?”, ela nunca fez tanto sentido. Procrastinar ou adiar algo causa estresse e compromete o foco e a produtividade. A organização vem para nos ajudar nisso!




