No último sábado (30), a Águia de Ouro mostrou ao público alguns detalhes que estarão presentes na avenida para o canaval de 2024. “Águia de Ouro nas ondas do rádio” foi o enredo escolhido pela escola, uma homenagem ao centenário do rádio no Brasil, completado em 2022.
O desfile da escola paulistana acontecerá no sábado, dia 10 de fevereiro, e promete levar para o Sambódromo do Anhembi grandes momentos, personalidades e contribuições do veículo de comunicação mais popular do país.
O olhar para o futuro não ficará de fora. Com os avanços cada vez mais rápidos da tecnologia, o rádio vem se reinventando e adaptando seu conteúdo para diferentes formatos e públicos.
Com mais de 50 anos de carreira no meio, Eli Corrêa, o “O Homem Sorriso do Rádio”, esteve presente no evento. Eli será um dos homenageados pela escola no enredo.
Enredo “Águia de Ouro nas ondas do rádio”
100 anos do rádio no Brasil
Para muitos, 7 de setembro é apenas o dia em que Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga, proclamou o grito da independência. Mas foi também neste dia que o rádio passou a fazer parte da vida dos brasileiros.
Há 101 anos, no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, acontecia a primeira transmissão de rádio no Brasil. E foi exatamente em comemoração ao centenário da proclamação que o barulho chiado do aparelho adentrou os ouvidos do brasileiro pela primeira vez.
A primeira transmissão não tinha muita qualidade, pelo contrário, a transmissão aconteceu por alto-falantes, sem aparelhos de rádio, então o padrão era bem baixo.
Roquette Pinto foi quem agitou a primeira aparição do rádio em território brasileiro. No início foi complicado colocar a ideia em prática, visto que não existiam receptores de rádio no País, mas o governo conseguiu 80 aparelhos para realizar a mostra.
Entretanto, para Roquette isso ainda não era o suficiente, ele queria que as pessoas tivessem acesso às transmissões, por isso surgiu a ideia de espalhar alto-falantes pelo local da comemoração.
Para colocar o plano em prática, foi instalada uma estação de rádio no alto do Corcovado, com 500 watts de potência.
A primeira voz ouvida foi a do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, que discursou na abertura do evento.