Hoje, 30 de março, dia em que a nossa “Garota do Rio” completa 32 anos, nós contamos a história da música “Girl From Rio”, de Anitta, pra vocês. A canção traz uma parte incidental de “Garota de Ipanema”, sucesso antológico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Sobre Anitta
Larissa de Macedo Machado – conhecida pelo nome artístico de Anitta – é uma cantora, compositora, atriz e empresária carioca e uma das artistas mais importantes do Brasil, tendo levado o nome do nosso país mundo afora, feito conquistado antes de forma mais efetiva apenas por Carmen Miranda (grande referência da cantora) e alguns artistas da Bossa Nova, antes dos anos 70.
Anitta começou sua carreira no funk, lá em 2010, e ficou conhecida por seu estilo versátil e por misturar gêneros como pop, funk brasileiro, reggaeton e música eletrônica.
Ela é uma das grandes responsáveis por quebrar paradigmas e preconceitos sobre o funk carioca, um gênero musical nascido nas favelas e tão importante para a cultura brasileira, mas tão discriminado por nossos próprio povo
A artista premiadíssima já recebeu ao longo da carreira oito MTV Europe Music Awards, quatro Latin American Music Awards e três MTV Video Music Award de Melhor Artista Latino do Ano, além de duas indicações ao Grammy Awards.
Anitta também foi indicada dez vezes ao Grammy Latino, além de ser a artista feminina brasileira com mais entradas na Billboard Hot 100, sendo reconhecida como a “Rainha do pop brasileiro”.
De origem humilde nascida na favela de Honório Gurgel, em 2010, após postar um vídeo no YouTube, Renato Azevedo, o então produtor da gravadora independente Furacão 2000, chamou Anitta para assinar contrato com o selo.
Devido ao sucesso da canção “Meiga e Abusada” em 2012, a cantora assinou um contrato com a gravadora Warner Music Brasil no ano seguinte. Com a música “Show das Poderosas”, conseguiu a segunda colocação na parada de singles brasileira Hot 100 Airplay, da Billboard Brasil.
Seu primeiro álbum de estúdio, autointitulado, foi lançado em julho do mesmo ano e já foi indicado ao Grammy Latino.
Em 2013, Anitta foi a cantora que se manteve por mais tempo no topo do iTunes Brasil, sendo eleita a “Artista do Ano” pela empresa. A artista também foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a “Revelação do Ano” na música.

“Ritmo Perfeito“, seu segundo álbum de estúdio, foi lançado em 4 de junho de 2014, mesmo dia em que foi lançado o seu primeiro álbum ao vivo, “Meu Lugar”, que estreou em primeiro lugar no iTunes Brasil, permanecendo no topo por uma semana.
Em 2015, Anitta lançou seu terceiro álbum, “Bang!”, que foi certificado com disco de platina. No mesmo ano, ganhou o prêmio MTV EMA Worldwide Act Latin America, sendo a primeira artista brasileira a vencer a premiação.
Em 2016, Anitta estreou como apresentadora de TV, na terceira temporada do programa “Música Boa Ao Vivo”, do Multishow. Nesta época, a cantora já começava a dar os primeiro passos na carreira internacional, ao participar de feats com os colombianos J. Balvin e Maluma.
Em agosto de 2016, a cantora participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, cantando “Sandália de Prata” ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Em 2017, Anitta lançou seu primeiro single gravada em espanhol, “Paradinha”, com intuito de expandir sua carreira para os países da América Latina, no qual chegou a se apresentar na televisão de diversos países.
Depois disso, ela não parou mais de voar, ganhando a América Latina e o mundo, com o álbum “Kisses”, de 2019, e, “Versions of Me”, de 2022.
São deste álbum hits como “Girl from Rio” (sobre o qual vamos saber a história hoje), “Faking Love”, “Envolver” e “Boys Don’t Cry”.
Em março de 2022, Anitta tornou-se a primeira mulher latina-americana a ocupar o 1.º lugar no ranking global da plataforma digital de música Spotify com o hit “Envolver”.
Ainda no mesmo ano, consagrou-se como a primeira artista brasileira a ganhar o MTV Video Music Award, e mais duas vitórias em anos consecutivos, e o American Music Awards.
Responsável por gerenciar o marketing da sua própria carreira, Anitta obteve diversas certificações internacionais por vendas e várias nomeações e vitórias em diversas premiações ao redor do mundo.
Recebeu pela primeira vez uma indicação ao prêmio Grammy (2023) na categoria Artista Revelação, conquistou duas entradas no livro dos recordes Guinness World Records em um mesmo ano e entrou na lista “30 Under 30” de 2023 da revista Forbes. Recebeu sua segunda indicação ao Grammy em 2025. para Melhor Álbum Pop Latino pelo revolucionário “Funk Generation”.
Seu álbum mais recente é “Ensaios de Anitta”, também de 2024.

História da música “Girl From Rio”
“Girl From Rio” foi lançada no quinto álbum de estúdio de Anitta, “Versions of Me”, em 2021.
“Girl From Rio” foi composta por Anitta em conjunto com a cantora britânica Raye e a porto-riquenha Gale, além da dupla norueguesa Stargate, que também produziu a faixa.
A faixa contém o sample da canção “Garota de Ipanema”, composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, e gravada por Stan Getz, Astrid Gilberto e João Gilberto na década de 1960, sobre a qual contamos a história aqui.
E, ao mesmo tempo em que homenageia esse antológico clássico da MPB, que também levou nossa música mundo afora, a canção de Anitta mostra a sua versão do que é uma garota do Rio de Janeiro.
Em 30 de março de 2021, sua data de aniversário, Anitta começou a divulgação do single em seu Instagram, postando fotos em preto e branco da cidade do Rio de Janeiro nas décadas de 1960 e 1970, gravações da canção “Garota de Ipanema” nas vozes de Frank Sinatra, Amy Winehouse, Ella Fitzgerald e Astrud Gilberto, e fotos de mulheres cariocas anônimas e figuras famosas, como das atrizes Taís Araújo, Carolina Dieckmann e Fernanda Montenegro; da cantora Fernanda Abreu; das modelos Roberta Close e Helô Pinheiro (que inspirou a música de Tom e Vinicius); das atletas gêmeas Bia e Branca Feres; e da política e ativista Marielle Franco, brutalmente assassinada em 2014.
Como bem analisou a Revista Eolor, “Girl From Rio” foi uma forma que Anitta encontrou de mostrar o verdadeiro Rio de Janeiro para o mundo, já que ela tem o poder de levar nossa cultura pata tantos lugares fora do Brasil:
“De forma lírica, ‘Girl From Rio’ soa como um grito de mudança por parte de Anitta e como uma mensagem edificante para o mundo sobre o Brasil, em especial sobre as mulheres do Rio de Janeiro. A garota de Ipanema não apresenta traços magérrimos, tons brancos e europeus como se vendeu por muitas décadas mundo afora, e o Rio não é uma cidade perfeita e romantizada. Em sua nova música, Anitta traz uma vertente próxima da realidade, dos brasileiros que se enxergam diariamente com um sorriso no rosto e encontram orgulho, felicidade, e principalmente, beleza em torno da família e dos amigos. É a beleza de Honório Gurgel, do Piscinão de Ramos, dos encontros entre amigos, é a contínua celebração do povo brasileiro em si mesmo.”
O videoclipe de “Girl From Rio” foi gravado no Piscinão de Ramos, uma área de lazer no Rio de Janeiro, e também em um estúdio onde o cenário da praia de Ipanema foi reproduzido. Ele foi dirigido por Giovanni Bianco, que anteriormente havia trabalhado com a cantora em seus álbuns “Bang!” (2015) e “Kisses” (2019). O vídeo intercala com cenas de Anitta e sua família se divertindo no Piscinão de Ramos, com cenas de um cenário de Ipanema na década de 1960, com visuais coloridos e vintages.
Na letra, em inglês, Anitta diz algo como:
“Garotas sexys/quentes/lindas, de onde eu sou, não parecemos modelos
Marquinhas de bronzeado, curvas largas e a energia brilha
Você vai se apaixonar pela garota do Rio
Deixa eu te falar sobre um Rio diferente
Aquele de onde eu sou, mas não aquele que você conhece
Aquele que você conhece quando não tem um real
Meu bem, é meu caso amoroso, é meu caso amoroso, sim”
Um remix da canção, com participação do rapper norte-americano DaBaby foi lançado em 21 de maio de 2021.