Aniversário de Branco Mello: relembre a carreira do Titã

Hoje o Titã Branco Mello completa 61 anos de idade! Relembre sua carreira e história com a banda.

Branco Mello é responsável por sucessos do Titãs, como “Cabeça Dinossauro” junto com Paulo Miklos e Arnaldo Antunes | Foto: Reprodução/Instagram

Branco Mello

Nascido em São Paulo, o cantor, compositor e instrumentista, cresceu em uma família bastante artística e começou a tocar violão ainda na adolescência. 

Aos 13 anos, conheceu Marcelo Fromer, com quem começou a compor em parceria. Pouco depois, juntaram-se ao também guitarrista Tony Bellotto, formando o Trio Mamão e as Mamonetes.

Enquanto estudavam no colégio Equipe, Branco e Marcelo trabalharam no Centro Cultural, com o hoje apresentador Serginho Groisman, na época organizador de eventos memoráveis no colégio, na produção de shows de artistas consagrados da música brasileira. 

Os sucessos na banda Titãs

Desde 1982 integra os Titãs, uma das mais importantes bandas de rock brasileiras de todos os tempos, sendo um dos três integrantes que permanecem desde a primeira formação, junto com Tony Bellotto e Sérgio Britto.

Com a banda, lançou 23 discos, e é responsável pela composição de sucessos como:

  • 32 Dentes (parceria com Marcelo Fromer e Sérgio Britto);
  • A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana (parceria com Sérgio Britto);
  • A Melhor Forma (com Sérgio Britto e Paulo Miklos);
  • Cabeça Dinossauro (com Paulo Miklos e Arnaldo Antunes);
  • e Sonífera Ilha (com Marcelo Fromer, Tony Bellotto, Carlos Barmack e Ciro Pessoa).

A Vida Até Parece Uma Festa

A dobradinha música/cinema sempre fez parte da vida de Branco, que, com uma câmera portátil, registrou a trajetória da banda, desde os seus primeiros meses de vida.

No total, são mais de 100 fitas gravadas, a partir de 1986, que viraram um filme de longa-metragem intitulado Titãs, A Vida Até Parece Uma Festa, dirigido por Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, em 2001.

Em 1994, Branco se juntou ao colega Sérgio Britto (tecladista e vocalista da banda) e à baterista Roberta Parisi e formou a banda Kleiderman, em que cantava e tocava baixo. O grupo lançou o disco Con el Mundo a Mis Pies neste mesmo ano.

O projeto infantil ‘Eu e Meu Guarda-Chuva’

No fim de 2001, Branco lançou um projeto infantil: o livro/CD Eu e Meu Guarda-Chuva, que conta a história de Eugênio e seu inseparável guarda-chuva.

O disco, com dez canções feitas em parceria com Ciro Pessoa (membro fundador dos Titãs, que deixou o grupo antes mesmo do lançamento do primeiro CD), traz convidados em cada faixa, entre eles Arnaldo Antunes (outro ex-Titã), Elza Soares, Cássia Eller, Frejat, Toni Garrido e Marcelo D2.

Se você quiser saber mais sobre a vida e carreira do aniversariante do dia, Branco Mello, escute o episódio especial sobre os Titãs da nossa série de áudio-biografias Acervo MPB.

Feliz Aniversário, Branco!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS