Hoje é aniversário de uma das grandes vozes da música popular brasileira da atualidade: a cantora e compositora carioca Luiza Possi! Para comemorar a data, nós preparamos um breve resumo da brilhante carreira da artista para vocês.
Luiza Possi
Completando 39 anos neste 26 de junho, o talento e versatilidade de Luiza vem de berço: ela é filha de Zizi Possi, uma das maiores divas da história da MPB, e do produtor musical Líber Gadelha.
Dona de uma afinação apurada, Luiza passeia por influências diversas como o pop, a MPB e o jazz e, com quase 20 anos de carreira, já gravou oito álbuns de estúdio e três ao vivo, foi indicada ao Grammy Latino, apresentou e foi jurada de programas na televisão e também fez parte da trilha sonora de várias telenovelas.
A primeira canção que gravou foi uma participação em um disco da mãe, Bossa, na música Haja O Que Houver (de Pedro Ayres Magalhães), em 2001.
Discografia da carreira de Luiza Possi
Eu Sou Assim
No ano que seguinte, Luiza – então com 18 anos – lançou o seu primeiro álbum, Eu Sou Assim, que conta com, além da faixa título:
- um dos grandes sucessos de sua carreira – a canção Dias Iguais (versão de Rick Bonadio para a canção How Do Ya Feel Tonight, de Brian Adams e Phill Thornalley);
- e Eu Sou Assim (versão de Bonadio e Ricardo Menezes da música Don’t Trip On Me, de Jason Deere e Natalle Falk).
Com o álbum, Luiza Possi entrou nas principais paradas do Brasil e fez sua primeira turnê nacional.
Nos dois anos seguintes, a cantora passou a apresentar o programa Jovens Tardes, da Rede Globo, ao lado de outros jovens talentos da música da época, como Wanessa Camargo e KLB.
Pro Mundo Levar
Em 2004, Luiza lançou o seu segundo álbum, Pro Mundo Levar, trazendo mais dois grandes hits em sua voz:
- Tudo Que Há de Bom (versão de Tavinho Paes para a música Traveling Alone, de Tony Rich);
- e a clássica Over The Rainbow (de Harold Arlen e Edgar Harburg).
O disco também conta com uma composição de Luiza em parceria com Nelson Júnior, Imortais, e com canções de:
- Zeca Baleiro;
- Frejat;
- Léo Maia;
- Roberto e Erasmo Carlos.
Escuta
Em 2006, a artista lançou o seu terceiro álbum, Escuta, considerado por muitos como um dos melhores de sua carreira e – com certeza – um divisor de águas, fazendo com que Luiza Possi conquistasse o público e a crítica em geral, deixando de ter o trabalho voltado mais para o público jovem e conversando diretamente com outras faixas etárias, tornando-se, a patir daí, um dos grandes nomes da MPB contemporânea.
São desse álbum, os sucessos:
- Escuta (de Ana Carolina);
- Não Diga Que Eu Não Te Dei Nada (de Paulinho Moska);
- e Seu Nome (de Vander Lee).
Além de composições de:
- Herbert Vianna;
- Lenine;
- Jorge Vercillo;
- Nando Reis;
- Arnaldo Antunes;
- Chico César;
E duas cançoes de autoria de Luiza, em parceria com Nelson Júnior: Desenganos e Beijos e Velas.
O álbum rendeu à Luiza Possi suas primeiras indicações ao Grammy Latino, em três categorias:
- Melhor Artista Revelação;
- Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro;
- e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
A Vida É Mesmo Agora – Ao Vivo
O sucesso do lançamento e da turnê de Escuta, levaram Luiza a gravar o seu próximo álbum, A Vida É Mesmo Agora – Ao Vivo, que virou também DVD e conta com, além dos sucessos já consagrados, outros hits:
- Me Faz Bem (versão de Paulinho Moska para a canção Me Haces Bien, de Jorge Drexler);
- e Eu, Não (também versão de Moska para a música No Voy a Ser Yo, de Drexler).
Bons Ventos Sempre Chegam
Em 2009, veio o quinto álbum, Bons Ventos Sempre Chegam, mais autoral, que mostra mais da Luiza compositora, com canções inéditas dela em parceria com Dudu Falcão:
- Eu Espero;
- Toda Vez;
- De Graça;
- Minha Mãe;
- e Paisagem;
- além do grande sucesso Tudo Certo, só de Dudu.
Em 2011, Luiza Possi foi jurada do Programa Ídolos, da Rede Record e, entre 2012 e 2015, participou como assistente técnica do cantor Daniel, jurado do The Voice Brasil, na Rede Globo.
Luiza também participou dos programas Show dos Famosos (2017) e Dança dos Famosos (2020), do Domingão do Faustão, na TV Globo.
Seguir Cantando
Em 2011, a cantora também lançou o disco ao vivo, Seguir Cantando, com algumas composições próprias – solo e em parceria – e outras de grandes nomes da MPB como:
- Djavan;
- Rita Lee;
- Roberto e Erasmo Carlos.
O álbum conta com participações especiais de Zizi Possi, Ivete Sangalo e Thiaguinho.
Sobre O Amor e O Tempo
Em 2013, foi a vez do álbum Sobre O Amor e O Tempo, com composições suas e de outros grandes nomes da música brasileira como:
- Lulu Santos;
- Marisa Monte;
- Adriana Calcanhoto;
- e Arnaldo Antunes.
Em 2016, lançou o álbum LP e fez sua estreia no teatro musical, com o espetáculo Divas. No mesmo ano, apresentou um show em homenagem a Michael Jackson, chamado Who’s Bad?.
Em 2019, Luiza estreou – ao lado da mãe – a turnê Zizi e Luiza – O Show, 18 anos depois da gravação de Haja o que Houver, sua primeira participação em disco. O espetáculo foi o primeiro dividido inteiramente por elas e contém canções do repertório de ambas e clássicos da MPB.
Microfonado
No início de 2020, Luiza Possi lançou o álbum ao vivo Microfonado, com participações de De Maria, Vitor Kley e Sérgio Britto e produzido por Rick Bonadio, que produziu o primeiro álbum da sua carreira.
Entre os sucessos:
- Você Sorriu Pra Mim (de Luiza e Roberta Campos);
- e Amanheceu (de De Maria).
Submersos
No final de 2020, Luiza lançou o seu mais recente disco Submersos, com dez canções inéditas compostas e gravadas com o parceiro De Maria durante a Pandemia de Coronavírus.
Entre as canções:
- Cheiro de Filho;
- Cai a Chuva;
- e Chão de Estrelas.
Feliz Aniversário, Luiza Possi!