Hoje é o aniversário do cantor e compositor Rubel! O cantor e compositor completa 32 anos neste 10 de abril. Nesta matéria, convidamos você a relembrar sua carreira e maiores sucessos até agora.
Sobre Rubel
Nascido em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, Rubel começou a compor com mais afinco em 2011, quando foi estudar cinema na Universidade do Texas, em Austin -nos Estados Unidos – uma das cidades mais musicais do mundo.
Lá, ele morou em uma república em que moravam mais de 100 pessoas, entre elas muitos músicos, o que o inspirou a voltar a fazer música – ele já tocava guitarra e violão desde criança – formando uma banda de música brasileira, mas com bastante influência do folk.
No aniversário de Rubel, relembre seus álbuns lançados:
O primeiro álbum ‘Pearl’ (2012)
Voltando ao Brasil, em 2012, gravou suas composições de Austin para ter um registro do que viveu naquele momento e, no ano seguinte, lançou o seu primeiro álbum, Pearl, apenas na internet, de forma independente.
O que ele não imaginava é que – depois de alguns meses – o álbum iria se tornar um sucesso absoluto na web, com milhares de compartilhamentos, o que o levou a dedicar-se de vez a uma carreira promissora na música, para a nossa sorte!
A canção Quando Bate Aquela Saudade tornou-se um grande hit e Rubel tornou-se conhecido no Brasil inteiro.
O segundo disco ‘Casas’ (2018)
Em 2018, veio o segundo disco – Casas – que trouxe outro grande sucesso: Partilhar, lançado também como single, em parceria com Anavitória, no ano seguinte. O álbum também traz uma canção em parceria com Emicida: Mantra, e outra com Rincon Sapiência: Chistie.
Casas recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa e foi eleito o 20º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil. Com o disco, Rubel fez turnê nacional e internacional.
As parcerias com Gal Costa e Adriana Calcanhotto
Em 2020, o artista participou de duas gravações lançadas em formato de single ao lado de Gal Costa: Baby e Coração Vagabundo (ambas de Caetano Veloso). A segunda, entrou para o disco Nenhuma Dor, de Gal, em 2021 (a musa baiana o chamava – carinhosamente – de “o gatinho da Gal”!).
Também em 2020, o artista lançou uma parceria com Adriana Calcanhotto: a canção Você me Pergunta. Os dois se apresentaram juntos no palco do Festival Novabrasil 2022, em outubro do ano passado.
O terceiro álbum ‘As Palavras Vol 1 & 2’
Recentemente, em março de 2023, Rubel lançou o seu mais novo trabalho, o álbum duplo As Palavras Vol 1 & 2.
Com 20 faixas, o álbum é uma tentativa de registrar o sentimento de viver no Brasil durante os últimos anos. Para isso, o cantor e compositor partiu de uma extensa pesquisa, que durou quatro anos, de imersão na literatura brasileira e da história do cancioneiro brasileiro, se apoiando no diálogo com diferentes vertentes da música brasileira e seus principais expoentes.
O resultado é uma fusão ao mesmo tempo popular e experimental de Funk, Forró, Pagode, Samba, Hip Hop e MPB. O disco propõe um diálogo entre a tradição e a modernidade, a partir das vivências de Rubel e de outros personagens.
No perfil do Instagram da Novabrasil, Rubel contou mais detalhes sobre a faixa Grão de Areia, uma parceria com Ana Caetano e Tó Brandileone. Veja:
Ver esta publicação no Instagram
Rubel no audiovisual
Além de tudo isso, Rubel nunca deixou de lado sua paixão pelo cinema:
- ele dirige seus próprios clipes; atuou como roteirista no Lady Night, programa da Tatá Werneck;
- é um dos criadores e escritores da série Tá Tudo Certo, da Disney + ainda este ano;
- foi responsável pelo argumento e participou de todo o processo criativo do mini documentário Frescor MPB, de 2021, pela Amazon Music.
Feliz aniversário, Rubel! A Novabrasil ama partilhar a vida boa com você!