Hoje é aniversário do nosso querido Vitor Kley! O cantor, compositor e instrumentista gaúcho completa 29 anos e figura entre os nomes de maior destaque no cenário da música popular brasileira contemporânea.
Saiba mais sobre sua carreira e maiores sucessos:
Vitor Kley
Nascido em Porto Alegre – no Rio Grande do Sul – e criado em Balneário Camboriú – em Santa Catarina – ambos no sul do país, Vitor compôs a sua primeira canção quando tinha apenas dez anos de idade, e começou a tocar violão ainda na adolescência, incentivado por seus pais, que lhe presentearam com uma guitarra quando tinha 11 anos.
Eclipse Solar
Em 2009, com apenas 14 anos, o artista iniciou sua carreira musical de forma independente, lançando seu primeiro álbum, Eclipse Solar, que conta com 15 faixas, e teve como singles Caminho do Hawaii e Patricinha.
O disco teve ajuda do seu ídolo, o cantor Armandinho, que se tornou o seu padrinho musical e o levava para apresentar-se em seus shows.
Luz a Brilhar
Em 2013, Vitor Kley lançou seu segundo álbum, Luz a Brilhar, que teve como singles a faixa-título e Vem Pra Perto de Mim, e foi produzido por Armandinho.
Nesse período, o artista passou a realizar diversos shows pelos estados do sul do país, onde se tornou bastante conhecido, o que o levou a se apresentar no principal festival da região: o Planeta Atlântida.
Em 2016, já contratado da gravadora Midas Music, Vitor lançou o seu primeiro EP, que traz sete faixas autorais, entre elas os sucessos:
- Dois Amores;
- Farol;
- e Armas a Nosso Favor.
Adrenalizou
No ano seguinte, o cantor lançou a canção O Sol, que se tornou o seu maior hit, sendo um sucesso nacional e figurando entre as mais tocadas das rádios e plataformas de streaming de música, fazendo com que Vitor Kley se tornasse conhecido em todo o Brasil e um dos artistas mais ouvidos do país.
Em junho de 2018, o cantor e compositor lançou o single Morena, em parceria com o DJ Bruno Martini, canção que também se tornou um hit de sua carreira.
O videoclipe da música contou com a participação da cantora Gabi Melim, integrante da banda Melim.
Essas duas músicas, junto com outras 12 canções autorais de Vitor – como Bem Te Vi (parceria com Kell Smith) e a faixa-título (parceria com Digão Bessa) – entraram para o seu álbum Adrenalizou, de 2018.
Pupila
Em 2019, o hit Pupila, composto por Vitor Kley em parceria com Ana Caetano, do duo Anavitória, foi lançado com sucesso em uma gravação conjunta dos três artistas: Vitor, Ana e Vitória.
No mesmo ano, Vitor Kley fez sua primeira turnê internacional, em Portugal, onde o hit O Sol conquistou single de platina.
A Tal Canção Pra Lua
Ainda em 2019, o artista lançou A Tal Canção Pra Lua, depois de receber muitos pedidos dos fãs para que escrevesse uma canção para a lua, da mesma forma que fez com O Sol.
A Tal Canção Pra Lua conquistou tanto sucesso quanto O Sol, e entrou para o seu próximo álbum Microfonado, gravado de forma acústica no estúdio Midas Music.
A música tem como convidado Samuel Rosa, vocalista da banda Skank e foi indicada ao Grammy Latino de 2020, na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.
A Bolha
O álbum A Bolha, lançado em 2020, rendeu a Vitor Kley outra indicação ao Grammy Latino, desta vez como Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Entre as canções do álbum:
- O Amor É o Segredo;
- Menina Linda;
- Anjo ou Mulher;
- Jacarandá (parceria com Vitão e Simão, com participação de Vitão);
- e Dúvida (parceria com Di Zapata, com participação de Jão).
A Cura
Em 2021, por conta da pandemia de Covid-19, Lulu Santos relançou o seu super sucesso A Cura, e convidou Vitor Kley para gravar a nova versão da canção com ele.
A Cura foi composta em 1988, quando o maior desejo de Lulu era que fosse descoberta a cura para a AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma doença que assolava o país e o mundo naquela época, sendo a primeira grande epidemia da segunda metade do século XX.
Em 2021, a canção ganhou um novo significado, com a gravação de Vitor e Lulu.
Singles solo ou em parceria
Desde então, Vitor Kley vem lançando singles solo ou em parceria com outros artistas, como:
- O Amor Machuca Demais (2021);
- Intensamente (com Di Ferrero, em 2022);
- Tudo Me Lembra Você (2022);
- Tudo Teu (com Sandy, em 2022);
- Ainda vou Morrer Por Não Falar (2022);
- Mapa (com Melim, 2022);
- A Ponta de Uma Estrela (com Planta e Raiz, em 2023);
- e Porta Retrato (2023).
Feliz Aniversário, Vitor Kley!