As melhores de João Mineiro & Marciano

Com uma parceria marcada por emoção, afinidade musical e letras que traduzem as dores e as delícias do amor, João Mineiro & Marciano são nomes essenciais na construção da identidade do sertanejo brasileiro. 

A dupla se formou no início da década de 1970 e, com um estilo romântico e popular, conquistou o Brasil com suas vozes potentes e interpretações cheias de sentimento. João Mineiro, com sua voz grave e marcante, e Marciano, com agudos afinados e expressivos, se tornaram uma das maiores duplas sertanejas de todos os tempos.

Sobre João Mineiro & Marciano

A dupla teve início em 1970, depois de João Mineiro (nascido em Andradas, Minas Gerais) desfazer uma parceria que já durava oito anos com o parceiro Zé Goiás, e conhecer o paulista Marciano, que planejava formar uma dupla sertaneja voltada para a música romântica. 

O primeiro álbum da dupla foi lançado em 1973, pela gravadora Chororó Discos, e obteve sucesso com as músicas “Filha de Jesus” (composição de Marciano)e “Chuvisco da Madrugada” (composição do poeta Goiá)

A dupla gravou vários discos pela gravadora Chororó durante os anos 70, mas foi em 1981 que começaram a se tornar conhecidos, devido ao sucesso da música “Esta Noite Como Lembrança” (de Marciano e Darci Ribeiro), de seu oitavo álbum – que levou o nome da canção), lançado no ano anterior. 

Entre 83 e 84, vieram os sucessos “Viciado Em Você” e “As Paredes Azuis” (ambas de Marciano e Darci Ribeiro), e em 1986, a consolidação do sucesso da dupla aconteceu por conta da música “Seu Amor Ainda é Tudo”, composição de Moacyr Franco

No mesmo ano, devido ao sucesso, e também ao fato de a música sertaneja estar em alta no Brasil, a dupla começou a apresentar – em 1987 – o programa “João Mineiro e Marciano Especial”, no SBT, nas manhãs de domingo. No programa, eles cantavam e recebiam convidados.

No ano seguinte, 1988, outra regravação de Moacyr Franco deu ainda mais projeção à dupla: “Ainda Ontem Chorei de Saudade”.

A dupla ainda fez uma turnê nos Estados Unidos em 1990, gravou mais alguns discos, até o último álbum “Dois Apaixonados”, em 1992.  No ano seguinte, apesar da carreira bem sucedida até aquele momento, a dupla se desfez.

Após a separação em 1993, Marciano seguiu carreira solo e João Mineiro formou outras duplas, como João Mineiro & Marino e João Mineiro & Marcian. Ambas as formações gravaram um disco apenas. A dupla que se consolidou mesmo foi João Mineiro & Mariano, parceria que se manteve até 2012, quando João Mineiro faleceu, aos 74 anos.

Em 2016, Marciano formou uma dupla com Milionário, que também perdeu seu parceiro José Rico, falecido em 2015. Marciano faleceu aos 73 anos, após sofrer um infarto fulminante em 2019.

A seguir, selecionamos 10 músicas que são verdadeiros tesouros do repertório de João Mineiro & Marciano. Se você é fã, prepare-se para uma viagem de saudade e emoção, com clássicos inesquecíveis que marcaram época

As melhores de João Mineiro & Marciano

1. Seu Amor Ainda é Tudo – 1986 (Moacyr Franco)João Mineiro & Marciano

2. Ainda Ontem Chorei de Saudade – 1988 (Moacyr Franco)

3. Crises de Amor – 1987 

4. Viola Está Chorando – 1990 (Marciano, Darci Rossi e José Homero) 

5. As Paredes Azuis – 1984 (Darci Rossi e Marciano)

6. Amor Clandestino – 1990 (Marciano com César Augusto)

7. Esta Noite Como Lembrança – 1980 (Darci Rossi e Marciano)

8. No Mesmo Lugar (Coisa Estranha) – 1986  (Darci Rossi e Marciano)

9. Se eu Não Puder te Esquecer – 1989 (Moacyr Franco)

10. Aline – 1988 (Christophe – Versão Nazareno de Brito)

O legado de João Mineiro & Marciano

Com milhares de discos vendidos, inúmeras apresentações pelo país e um repertório que segue influenciando artistas das novas gerações, João Mineiro & Marciano são pilares da música sertaneja brasileira. 

Seus clássicos continuam sendo interpretados, regravados e celebrados, mantendo viva a memória de uma das duplas mais queridas de todos os tempos. Essas 10 canções são apenas uma pequena amostra do imenso talento que marcou época e permanece presente nos corações de todos os apaixonados pela música sertaneja.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS