RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Barranco cede em janeiro e obra da prefeitura de São Paulo segue sem data para começar

O tempo passa, o barranco continua no chão e a fila de carros só cresce. Na altura do número 5800 da Avenida Professor Francisco Morato, zona Oeste de São Paulo, um deslizamento de terra bloqueia uma das faixas desde janeiro. E o que era para ser uma medida emergencial virou rotina para quem precisa passar por ali todos os dias.

Luciana Augusto, ouvinte da Novabrasil, é uma dessas pessoas. Moradora da região, ela procurou nossa equipe para relatar o impacto do problema no trânsito e na vida de quem depende da avenida para ir ao trabalho. “A gente acaba saindo mais cedo e chegando mais tarde. O trânsito está péssimo, e o risco de novos deslizamentos só aumenta”, lamenta.

Nada de obra, só isolamento

Mesmo após seis meses do incidente, a obra de contenção ainda não saiu do papel. A Prefeitura de São Paulo informou à Novabrasil que apenas no dia 8 de julho realizou uma sessão pública para contratar o projeto e a obra. Onze empresas apresentaram propostas, mas o processo ainda está na fase de análise de preços.

Enquanto isso, o local segue com isolamento provisório e trânsito complicado. Há apenas duas faixas liberadas, e uma delas é exclusiva para ônibus. Tem uma passagem estreita para pedestres, mal sinalizada e perigosa em dias de chuva.

Risco dos dois lados da pista

A reportagem foi conferir e observou que o problema pode ser ainda maior. Do outro lado da avenida, no sentido Taboão da Serra, também existe um barranco e há indícios de novos deslizamentos. “A situação exige urgência. A próxima temporada de chuvas está chegando e o barranco ainda está do mesmo jeito”, alerta.

A prefeitura, em nota, afirma que a CET monitora a área, mas durante a manhã desta quinta-feira (17), nenhum agente foi visto por lá.

O ouvinte como protagonista

A história só veio à tona graças à participação ativa da ouvinte Luciana. Assim como ela, outros moradores podem enviar relatos de problemas em seus bairros para o WhatsApp da rádio: (11) 94380-5100, ou diretamente para o repórter pelo e-mail [email protected].

Na Novabrasil, o jornalismo também é construído com a sua voz.

Nota da prefeitura de São Paulo, na íntegra:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informa que a sessão pública para a contratação do projeto executivo e das obras de contenção na Av. Francisco Morato foi realizada no último dia 8. Ao todo, onze empresas apresentaram propostas, e o vencedor será conhecido apenas ao término do processo licitatório. O processo está em fase de análise das propostas de preço, para posterior agendamento da sessão de habilitação.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitora a via periodicamente. A faixa da direita permanece interditada, enquanto as outras duas faixas seguem liberadas para o tráfego de veículos. Há, ainda, uma área reservada para a circulação de pedestres.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS