“Belezas acesas por dentro”: Filipe Catto fala sobre álbum dedicado à Gal Costa, no Vozes da Vez

Belezas são coisas acesas por dentro”, já dizia os versos de Lágrimas Negras, música composta por Jorge Mautner e Nelson Jacobina, sucesso imenso na voz da eterna Gal Costa. Filipe Catto, não à toa, escolheu a célebre frase para dar nome ao seu recente álbum, uma homenagem cheia de personalidade à Musa da Tropicália.

No Vozes da Vez da semana, Fabiane Pereira conversa com a cantora, compositora e interprete gaúcha sobre o projeto – lançado no último 26 de setembro – dia do aniversário de Gal Costa e de Filipe Catto – e como a cantora baiana teve influência não apenas na sua arte, mas em seu processo de autoconhecimento.

Capa do álbum “Belezas são coisas acesas por dentro”, de Filipe Catto | Foto: Juliana Robin

Filipe Catto

Nascida no Rio Grande do Sul, Filipe Catto é um dos principais talentos de sua geração: com um timbre raro e uma excelente técnica vocal, também tem um domínio impressionante do palco.

Artista trans não-binária, Filipe Catto se tornou um ícone do público LGBTQIA+, tendo o seu álbum autoral “O Nascimento de Vênus Tour” (2021) como um marco para a afirmação da sua identidade.

Com seis discos lançados, quase 15 anos de carreira e uma obra impecável, Filipe passeia com maestria por gêneros como o samba, o tango moderno, o jazz, o rock e o bolero.

Filipe Catto canta Gal Costa

Seu mais recente trabalho, o álbum “Belezas são coisas acesas por dentro“, Filipe Catto traz releituras de algumas das canções essenciais na obra de Gal Costa.

“A Gal é a matriz fundamental das cantoras brasileiras. Ela deu tudo pra gente: o rock, o samba, a bossa nova, a rebeldia, a elegância.” diz Filipe.

“A música tem o poder de me fazer forte.”

Em conversa com Fabiane Pereira, Catto fala também sobre seu processo de afirmação de gênero, sua luta contra o preconceito e a importância de sua rede de apoio formada por amigos e fãs.

A artista também conta o porquê de não trabalhar focada nos algoritmos e como a música a torna mais forte num mundo que, muitas vezes, quer exterminá-la pelo simples fato dela ser como é, uma mulher trans.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vozes da Vez’

Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.

Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.

Confira a playlist oficial do programa:

Por: Bianca Sousa

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS