No início deste mês, no dia 04 de setembro, Caetano Veloso recebeu o título de “doutor honoris causa” pela Universidade de Salamanca, na Espanha. O título concedido é o mais alto reconhecimento acadêmico da instituição, sendo uma forma de reconhecer os feitos de personalidades por suas contribuições culturais e filantrópicas para a sociedade.
Em abril do ano passado, a Faculdade de Filologia e o Departamento Filologia Moderna apresentaram a aprovação do título pelo conselho de doutores.
Pedro Serra, professor de Filosofia Galega e Portuguesa, explicou, que o título é: “um percurso de elevada tensão linguística e musical; um monumento do poético, da poesia como lugar de carinho, de amor e de amizade”.
Sobre Caetano Veloso, Serra destacou que:
“Ele fez do amor pela língua um modo de vida. Ele é um poeta, um filólogo no sentido mais nobre da palavra”.
O reitor da universidade também homenageou o cantor e compositor. “Você é hoje reconhecido aqui pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia. ‘Tropicália’, em 1968, marcou uma revolução cultural, a nova etapa da aclamada música brasileira”, destacou o reitor.
Caetano Veloso agradece pelo título de Doutor Honoris Causa
Caetano Veloso fez um discurso de agradecimento ao receber o título de doutor honoris causa. “De noite, quando parei para escrever as palavras que queria dizer aqui, me lembrei de tantos filmes mexicanos, tangos argentinos, boleros e mambos cubanos, canções peruanas de Chabuca Granda, chilenas de Violeta Parra, e não só filmes mas também conversas com dois espanhóis aos quais amo e sempre amarei muito, Fernando Trueba e Pedro Almodóvar. Da minha parte, dedico a esses dois toda a beleza desta festa. Obrigado”.
Ao finalizar o discurso, ele aproveitou para cantar a música “Genipapo Absoluto”, como forma de retribuição às homenagens.
Nas redes sociais, ele também agradeceu mais uma vez pela concessão do título. “Muito obrigado à Universidade de Salamanca, às autoridades presentes e a todos que acompanharam o ato solene de doutoramento honoris causa, proposto pela Facultad de Filología da Universidade. Inesquecível”, destacou o baiano.
Veja:
Esse não é o primeiro título internacional que Caetano recebe. Em 2004, ele foi homenageado com o título de Comendador da Ordem do Infante Dom Enrique Ordem do Mérito Cultural, em Portugal. Em 2014, recebeu o título de Professor Honorário pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina.
Gostou de saber mais sobre o título de Caetano Veloso?! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando a Novabrasil!