Casa de ferreiro, espeto de pau: significado da expressão brasileira

Com certeza você já escutou a expressão “Casa de ferreiro, espeto de pau”, né?

O português brasileiro está cheio de expressões que fazem parte da nossa cultura popular e da rotina das pessoas. Uma das mais conhecidas é “Casa de ferreiro, espeto de pau”

Esse ditado é utilizado para falar de situações em que uma pessoa domina determinada área, mas, ironicamente, não segue aquilo que em que atua ou domina.

É, literalmente como diz a frase: um ferreiro – alguém que trabalha com metal, é especialista em fazer coisas de metal – tem em sua casa e usa no seu dia a dia um espeto de pau!

Apesar de passar o dia moldando ferro para os outros, muitas vezes ele não tinha tempo ou disposição para fazer os mesmos itens para si próprio. Assim, em sua própria casa, o espeto usado para assar carne – que deveria ser de ferro – acaba sendo de madeira.

Essa ideia simboliza uma contradição comum: profissionais que são excelentes no que fazem, mas que, por descuido, falta de tempo ou ironia do destino, não aplicam seu conhecimento em benefício próprio. Ou seja:  em casa de ferreiro, o espeto é de pau.

Quando usamos a expressão “Casa de ferreiro, espeto de pau”?

Para além do ferreiro, essa expressão pode ser aplicada a várias situações da vida cotidiana. Veja alguns exemplos clássicos:

  • Um médico que sempre alerta seus pacientes sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, mas ele próprio tem hábitos pouco saudáveis. Clássico caso de “casa de ferreiro, espeto de pau”!
  • Um mecânico que conserta carros de todos os clientes com perfeição, mas o próprio carro vive quebrado e precisando de manutenção.
  • Um psicólogo que aconselha seus pacientes sobre como lidar com o estresse e a ansiedade, mas não consegue aplicar os mesmos conselhos na própria vida. 
  • Um chef de cozinha que prepara pratos sofisticados no restaurante, mas em casa só tem tempo de fazer uma comida básica e às vezes nem isso: vai de miojo ou delivery mesmo!
  • Um dentista que sempre fala da importância de cuidar bem dos dentes, mas ele mesmo esquece de ir ao próprio check-up odontológico. 
  • Um técnico de informática que vive consertando computadores e celulares para os outros, mas o próprio laptop está cheio de problemas e mal funciona.
  • Um cabeleireiro que faz cortes incríveis e trata os cabelos dos clientes com os melhores produtos, mas nunca tem tempo para cuidar do próprio cabelo.
  • Um fotógrafo que tira fotos belíssimas de outras pessoas, mas nunca tem tempo para registrar momentos importantes da própria vida.

Por que essa expressão é tão popular?

O ditado “Casa de ferreiro, espeto de pau” é muito usado porque essa contradição acontece o tempo todo. Seja por falta de tempo, preguiça ou descuido, é comum que profissionais talentosos deixem suas próprias necessidades de lado enquanto ajudam os outros.

Essa expressão reflete bem o espírito humano e mostra como, muitas vezes, priorizamos o trabalho para os outros antes de cuidarmos de nós mesmos. Então, se alguém apontar que você está sendo vítima dessa ironia, talvez seja hora de mudar e se priorizar!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS