Em 2022, Celso Athayde, 59, foi premiado como Empreendedor do Ano de Impacto e Inovação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Além de ser fundador da CUFA (Central Única das Favelas) e da Favela Holding, Athayde também é agitador cultural, escritor, investidor e produtor de cinema.
Nascido na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com apenas 16 anos já havia morado em três favelas, abrigos públicos e na rua, debaixo de um viaduto. Chegou a trabalhar como camelô, quando começou a ter contato mais próximo com o hip hop.
Athayde chegou a ser empresário do grupo Racionais MC’s e do rapper MV Bill, com quem fundou a CUFA. Além disso, foi o criador do famoso Baile Charme, embaixo do viaduto Negrão de Lima, em Madureira, zona norte do Rio; e criou o Festival Hutúz, principal evento de rap e hip hop do Brasil durante 10 anos.
“Os caras se apaixonaram pelo Rio de Janeiro!” relembra Celso Athayde sobre show do Racionais MC’s no Império Serrano
Celso Athayde foi um dos convidados do programa Reclame, da Novabrasil, onde contou detalhes sobre a época em que criou o Baile Charme, além de como foi levar Racionais MC’s, a pedido do público, para fazer um show que marcou a história do grupo com o Rio de Janeiro.
O rapper Kawe, que já chegou a ser o rapper mais ouvidos do ano no país com mais de 1 bilhão de reproduções nas plataformas, também foi um dos convidados. Citado por Caetano Veloso na música “Sem Samba Não Dá”, ele acaba de lançar o álbum “Levante”, que conta com a participação de Baco Exu do Blues.
Sendo um dos principais responsáveis por trazer um novo olhar para favela como polo de criação, inovação e empreendedorismo, Celso Athayde recebeu um prêmio da Fundação Schwab na categoria de Empreendedor Social e passou a integrar a comunidade de inovadores sociais ligada ao Fórum Econômico Mundial.
Em 2023, o empresário fez um discurso potente no Festival de Cannes, um dos principais eventos de criatividade do mundo, ao lado de Sérgio Gordilho, sócio da Agência África. Ao falar sobre a potência das pessoas das favelas, explicou:
“Os moradores da favela são pessoas que consomem, pois produzem.”
Com mais de 20 anos de existência, hoje a CUFA hoje está presente e 412 cidades brasileiras e em 20 países. Com atuação na Favela Holding, Celso idealizou e organizou a Expo Favela – evento inovador que conecta empreendedores da favela com investidores do asfalto, e a Taça das Favelas, maior competição de futebol entre favelas do mundo, que acontece em todo o Brasil.