No coração do centro histórico, o Largo do Café voltou a ganhar movimento, câmeras levantadas e um perfume de nostalgia. Com um mural que reflete a imagem da antiga Avenida São João, com bonde e o Banespão ao fundo, nos anos 1950, e o murmúrio das ruas, claro, São Paulo celebra seus 472 anos com uma série de ativações visuais que cruzam passado, presente e futuro.
As experiências são gratuitas e se estendem até 25 de janeiro, estimulando moradores e visitantes a ocuparem o Triângulo Histórico e olharem para a cidade com outros olhos. Quem explica a proposta é Fábio Voros, coordenador de turismo da Prefeitura de São Paulo.
Painéis, memórias e um bolo tecnológico
A iniciativa reúne diferentes pontos do centro em uma rota de imagens e interações. No Viaduto do Chá, um bolo todo tecnológico de mais de três metros, revestido por painéis de LED, exibe cenas icônicas da capital. No Largo do Café, o painel imersivo já citado recria vestimentas antigas e permite fotos que parecem tiradas na década de 1950. À tarde, a cena fica completa com café fresquinho e bolinho de chuva frito na hora, o sabor da infância para muitos paulistanos.
No dia 25, dia exato do aniversário da capital paulista, um painel será desenhado ao vivo no Páteo do Collégio pelo artista Marcelo Zufo, em uma obra que homenageia os pontos turísticos. A obra será doada à cidade e, posteriormente, deve ganhar um local fixo para ser exposta.
O centro como palco vivo de São Paulo
As ações se concentram no Triângulo Histórico por diretriz de incentivo ao turismo na região. Segundo Fábio, a proposta é reforçar que o centro é um espaço seguro, cultural e repleto de memórias. Ao longo do ano, a prefeitura vai promover caminhadas, festivais e outras ativações que ajudam a reaproximar os paulistanos do território que deu origem à cidade.
Para ele, iniciativas como essa ampliam a relação do público não só com o centro, mas com toda a metrópole, do patrimônio arquitetônico às áreas tecnológicas.
Turismo em alta e novos desafios
A celebração chega em um momento de crescimento significativo do setor: São Paulo recebeu mais de 47 milhões de visitantes. O aumento é de 25% em relação a 2024 e impacta diretamente na geração de empregos formais, que já passa de 137 mil.
O dado, segundo o coordenador, reforça o compromisso da cidade para 2026, de manter o ritmo, ampliar investimentos e continuar produzindo experiências que conectem moradores, turistas e a história paulistana.



