No quadro Pensa Comigo, que vai ao ar no Jornal Nova Manhã, Gabriel Chalita destacou neste início de outubro as figuras de Santa Terezinha, celebrada em 1º de outubro, e São Francisco de Assis, lembrado no dia 4. O filósofo ressaltou a importância dos santos por suas lições de delicadeza, caridade e cuidado com a natureza.
Sobre Santa Terezinha, Chalita lembrou o simbolismo da rosa como gesto de ternura. “Ela é considerada a santa da delicadeza. Havia uma oração em que ela pedia a Deus que, quando morresse, pudesse cair uma chuva de rosas para acalmar a terra, para acalmar as pessoas. Essa rosa significa delicadeza e que a gente possa ter um ano mais gentil”, afirmou.
Ao falar de São Francisco, destacou a escolha pela vida simples e voltada ao próximo. “Ele cuidava de quem ninguém queria cuidar. Bastava ver alguém ferido, doente, com coração partido, estava lá São Francisco. Bastava ver um animal machucado, estava lá São Francisco”, disse.
Para Chalita, as lições dos santos seguem atuais. “A delicadeza tem uma força muito grande e a gente precisa dessa mansidão. Quanto mais você ajuda as pessoas, mais você recebe. É dando que se recebe”, concluiu.



