Na última segunda-feira (24/4), depois de quatro anos de espera, o cantor, compositor e escritor Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura brasileira.
A premiação, que aconteceu em Sintra, Portugal, trata-se ainda do Prêmio Camões de Literatura de 2019.
Chico ainda não havia o recebido porque, além das restrições impostas pela pandemia, o ex-presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma da premiação, que só podia ser entregue com a assinatura do presidente em exercício.
Emocionado, Buarque discursou no Palácio Nacional de Queluz, durante a cerimônia de entrega. Veja um trecho de sua fala:
“Recebo este prêmio menos como uma honraria pessoal, e mais como um desagravo a tantos autores e artistas brasileiros humilhados, ofendidos nestes últimos anos de estupidez e obscurantismo”.
A seguir, entenda o significado e importância do prêmio!
A importância do Prêmio Camões
Criado em 1988 pelos governos de Portugal e Brasil, o Prêmio Camões é um dos mais prestigiosos prêmios literários do mundo. Ele é concedido anualmente a um escritor que tenha contribuído significativamente para a literatura em língua portuguesa.
A importância do Prêmio Camões é inegável, tanto para os escritores premiados quanto para a língua e a cultura portuguesa.
O prêmio é um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação dos escritores que, com suas obras, ajudam a promover nossa língua e a enriquecer a literatura mundial. Além disso, o Prêmio Camões é uma forma de valorização e preservação da cultura lusófona, que se espalha pelos cinco continentes.
A premiação também é importante porque ajuda a divulgar a literatura em língua portuguesa em todo o mundo. Os escritores premiados têm suas obras traduzidas para diversas línguas e, assim, o prêmio contribui para a internacionalização da nossa literatura e para a difusão da cultura e das tradições dos países que falam português.
Gostou de aprender mais sobre o Prêmio Camões? Para mais conteúdos sobre brasilidade e notícias de grandes nomes que a envolvem, como Chico Buarque, continue acompanhando a Novabrasil por aqui!