Música como forma de comunicação, de conexão e de educação. Esse é o ponto de partida do “Voxtopia – Festival Internacional da Voz”, idealizado pela multi-instrumentista, cantora e compositora Clarice Assad em parceria com a produtora cultural Elis Ribeirete, que chega este mês ao calendário cultural da cidade de São Paulo.
Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, nomes consagrados da música mundial promoverão pela primeira vez no Brasil um encontro de origens, idiomas e estilos, totalmente focado no uso da voz como instrumento, em concertos realizados no Teatro Laura Abrahão (Faculdade Santa Marcelina). O festival oferece ainda uma série de workshops e masterclasses na escola de música do Auditório Ibirapuera. Todas as atividades serão gratuitas.
“A música é uma linguagem universal, que tem uma capacidade de agregação que ultrapassa qualquer fronteira. Nosso objetivo é que o Voxtopia, festival que nasce no Brasil, seja levado também a outras partes do mundo”, comemora Clarice.
Nascida no subúrbio carioca, Clarice se tornou ao longo de sua carreira um expoente quando o assunto é música erudita. A artista é reverenciada internacionalmente por unir o brilhantismo na verve pianista, a inventividade nos vocais e a ousadia em suas composições. Em 2022, Clarice foi indicada em três categorias do Grammy norte-americano pelo álbum instrumental “Archetypes”, ao lado de Sérgio Assad e do prestigiado quarteto americano Third Coast Percussion, e esteve também em cartaz no Theatro Municipal de São Paulo com a ópera “Isolda e Tristão”, uma criação em parceria com Marcia Zanelatto, responsável pelo libreto da releitura.
Recentemente, Clarice escreveu “É Gol”, uma peça interativa que já foi exibida para mais de sete mil crianças e é exemplo prático da conexão que a artista estabelece entre orquestra e público. Inspirada na vida de Marta Vieira da Silva, a melhor jogadora de futebol de todos os tempos, a peça promove que o espectador participe de um dia na vida de Marta – um dia que culmina, claro, numa partida de futebol. Sob orientação da regente, o público performa junto com a orquestra produzindo efeitos de som, cantando e executando simples movimentos de percussão com o próprio corpo. “Eu entendo que o público não pode ficar alienado num concerto, ele tem que estar ativo; cada concerto é único e resultado do encontro daquela audiência com os músicos”, explica Clarice.
O Voxtopia partirá deste mesmo princípio: em todos os concertos, o público será convocado para criações de voz espontâneas. A idealizadora do projeto reforça ainda que acredita na democratização da música erudita e não apenas. O diálogo com outros gêneros musicais, que está sempre vivo em seu trabalho, terá espaço também no festival. Para Clarice, a música tem um poder sutil como agente de união e transformação. Nesse sentido, o projeto acampa por fim outra atividade. Clarice também visitará e realizará oficinas especiais, junto com os músicos convidados, o Lar Sírio Pró-infância, projeto em São Paulo situado no bairro do Tatuapé que atende crianças e adolescentes de situação social vulnerável. “Trabalhar com crianças é muito especial, a cabeça delas é muito aberta, conseguimos uma conexão criativa incomparável. É único”, detalha Clarice.
A agenda de concertos se inicia na quinta-feira (30/11) com o show de abertura do Barbatuques e participação de Varijashree Venugopal. Na sexta-feira (1º/12), Christylez Bacon, Clarice Assad e Badi Assad sobem ao palco, juntos. No sábado (2/12), Varijashree realiza o concerto de encerramento acompanhada dos músicos brasileiros Daniel Grajew no piano, Pedro Gadelha, no baixo, e Ari Colares, na percussão.
Nos workshops e masterclasses, cada turma será formada por cerca de 40 alunos, previamente inscritos. Na quinta-feira (30/11) pela manhã, Clarice Assad inaugura a agenda com o Voxploration Workshop, que tem como tema Sua Voz é um Instrumento / O poder da voz enquanto instrumento musical. Os participantes serão apresentados a várias técnicas estendidas de voz, também a técnicas básicas de regência e ao sistema de improvisação baseado em sound painting. Em grupo integral ou pequenos grupos de combinações mistas propostas pela instrutora, os participantes usam as técnicas adquiridas para criar ricas cenas musicais envolvendo música, percussão vocal, corporal, improvisação e teatro. O resultado da criação coletiva é apresentado em grupos ao fim destas primeiras horas. Em sua segunda parte, assim como no dia anterior, o workshop explora o ritmo com a combinação de duas técnicas envolvendo uma adaptação de sílabas rítmicas encontradas no Konnakol (para execução dos ritmos com a voz) e figuras geométricas, que também culmina em uma apresentação dos alunos.
Na sexta-feira, ocorrerão duas frentes de workshop: a indiana Varijashree Venugopal ministra na parte da manhã a masterclass de Introdução à música carnática indiana. A primeira parte da aula terá como tema principal a expressão vocal e, assim como em sua origem, os instrumentos aparecem como uma tentativa de imitação dessas “vozes”, em ações dedicadas aos Devas (entidades). Durante a apresentação, a ministrante apresentará conceitos gerais teóricos indianos como swara, surti, gamada, tala e ragas. A segunda parte irá explorar o ritmo, com a combinação de duas técnicas envolvendo uma adaptação de sílabas rítmicas encontradas no Konnakol (para execução dos ritmos com a voz) e figuras geométricas, que representam unidades de tempo no espaço. É uma alternativa criativa que visa tornar acessível a pessoas de qualquer nível de educação musical o poder de executar leituras fáceis de ritmo, à primeira vista. Assim como na primeira parte, a segunda parte também será finalizada com uma apresentação dos alunos.
À tarde será a vez do grupo musical Barbatuques. A oficina, em formato prático e coletivo, tem como fim proporcionar aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo para caminhar até ritmos e melodias: palmas, estalos, batidas, sapateados e recursos vocais são alguns exemplos. O grupo considera que o corpo humano é o nosso primeiro instrumento musical. Há nele, desde o início, a presença do ritmo, como a batida do coração, a respiração e o caminhar. São processos que envolvem a regularidade, a repetição e que trazem assim referências rítmicas. Não à toa, as palavras pulsação e andamento são utilizadas no vocabulário musical. Como exemplo, a metodologia do grupo usa a exploração lúdica dos sons do corpo e de objetos usados no cotidiano para se comunicar ou fazer música. A oficina Barbatuques tem por objetivo resgatar esta percepção, reviver sons familiares e gerar novos sons no próprio repertório. Cada pessoa tem um corpo diferente, com tamanho e dimensões individuais, timbre de voz, facilidade para produzir certos sons e dificuldades com outros. A prática em grupo se vale da soma do encontro, dos choques e complementaridades promovidos por ele.
Por fim, no sábado (2/12), Badi Assad ministra a masterclass “Badiart”, que aborda a exploração do corpo e da mente através de distintos módulos que abrangem individualmente especificidades da arte através da música, do teatro e da dança. O objetivo da oficina é partir do princípio estabelecido por Badi de que a arte não é algo que vem de fora, mas sim um reconhecimento daquilo que já vem nos nossos corpos desde o momento da concepção. A ministrante propõe uma exploração dos universos internos a partir de uma vivência instigada no intuito de localizar todas as manifestações e exteriorizações das mesmas, de forma lúdica e profunda. A oficina traz a possibilidade de o cidadão/artista explorar a arte em sua potencialidade, considerando que é através dela que o ser humano expressa suas emoções, cultura e história.
Voxtopia é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa e do Programa de Ação Cultural – Proac.
SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO CONCERTOS
Teatro Laura Abrahão
Endereço: Rua Doutor Emílio Ribas, 89 – Perdizes
Convites disponíveis através da plataforma Sympla
Capacidade: 300 lugares
Classificação: livre
Evento gratuito
30/11 (quinta), às 20h
Barbatuques
(com participação de Varijashree Venugopal)
01/12 (sexta), às 20h
Christylez Bacon + Clarice Assad + Badi Assad
02/12 (sábado), às 20h
Varijashree Venugopal + Daniel Grajew (piano), Pedro Gadelha (baixo) e Ari Colares (percussão)
PROGRAMAÇÃO WORKSHOPS E MASTERCLASSES
Escola de música do Auditório ibirapuera
Endereço: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana
Inscrições através do email: [email protected]
Capacidade: 40 lugares
Duração: 90 minutos
Classificação: livre
Evento gratuito
30/11 (quinta)
10h00 às 11h30 – Voxploration Workshop
01/12 (sexta)
10h00 às 11h30 – Introdução à música carnática indiana com Varijashree Venugopal
14h00 às 15h30 – Oficina com Barbatuques
02/12 (sábado)
10h30 às 11h30 – Masterclass “Badiart”, com Badi Assad