Coala Festival lança álbum nas principais plataformas

E para matar a saudade da inesquecível edição do Coala Festival de 2022, o Coala Records lançou um álbum com os momentos mais marcantes dos três dias de muita MPB, que aconteceram em setembro do ano passado no Memorial da América Latina, em São Paulo. 

O Festival de São Paulo recebeu grandes nomes da música nacional, desde clássicos como Gal Costa, até nomes da nova MPB, como Liniker, Bala Desejo, a parceria entre Gilberto Gil e sua neta Flor Gil e muito mais! O álbum conta com 12 faixas ao vivo da edição passada e está disponível nas principais plataformas de streaming. 

A seguir, conheça o álbum Ao Vivo no Coala Festival!

gal-costa-festival-coala-2023
Confira o álbum especial “Ao Vivo no Coala Festival”, que recebeu nomes como Gal Costa e Maria Bethânia. | Foto: Reprodução/Instagram @coalafestival.

Conheça o álbum Ao Vivo no Coala Festival

Como já adiantamos, o álbum é uma gravação ao vivo da edição do festival de 2022 e traz 12 faixas. Um dos destaques foi a apresentação de Gal Costa com Tim Bernardes e Rubel, que cantaram a música Tigresa, faixa que abre o álbum. Esse foi o último show da cantora, que morreu em novembro de 2022. 

Gal está entre as maiores cantoras do Brasil e do mundo, é fundamental na nossa música e teve uma imensa contribuição para o imaginário popular brasileiro. É quase inacreditável que o último show dela tenha sido no Coala; foi um show lindo, potente, eterno para todos que estavam lá. Ter esse registro é uma grande honra e faz com que, de certa forma, essa edição do Coala também seja eternizada

contou a diretora geral do evento, Fernanda Pereira. 

Sempre que penso em um álbum, penso no futuro e em como ele pode reverberar daqui a 30, 40, 50 anos porque todo álbum é um registro histórico. O Ao Vivo no Coala é uma fotografia do momento que estamos passando no Brasil hoje por retratar o encontro de gerações, a transição da música brasileira do século XX para o século XXI, a multiplicidade de gêneros e o estilo de curadoria que gostamos de fazer.

destacou o sócio-fundador e curador do festival paulista, Gabriel Andrade. 

Confira as 12 faixas do álbum Ao Vivo no Coala Festival: 

  1. “Tigresa” – Gal Costa, Rubel e Tim Bernardes;
  2. “Garota de Ipanema” – Gilberto Gil e Flor Gil;
  3. “Um Índio” – Maria Bethânia;
  4. “Açaí” – Djavan;
  5. “Girassol” – Alceu Valença;
  6. “Bombinha” – Juliana Linhares e Chico Chico;
  7. “Lua Comanche” – Bala Desejo;
  8. “Baby 95” – Liniker;
  9. “Por Supuesto” – Marina Sena;
  10. “Maresia” – Rachel Reis;
  11. “Cifrão In’Pé” – Nego Bala;
  12. “Planos” – BK; 

Confira o álbum: 

Assim, a curadoria do festival de São Paulo é uma maneira de guardar na memória os momentos da edição de 2022, especialmente pela apresentação de Gal Costa, que fez um show inesquecível sem saber que seria o último. Registros fonográficos como esses são de extrema importância para preservação e divulgação da cultura e música popular nacional. 

Vale lembrar também que esta não foi a única produção especial do festival de 2022. O evento também ganhou uma produção audiovisual, que documentou os momentos marcantes do Coala Festival. 

Na edição de  2021, o Coala Records também produziu um material fonográfico ao vivo, lançando o EP da edição Coala.VRTL. 

A seguir, confira o documentário e relembre os melhores momentos do Coala Festival 2022: 

Coala Festival 2023: o que esperar do evento?

Para quem ama festivais musicais que valorizam a música nacional, já pode comemorar porque o Coala Festival 2023 já tem data marcada. A edição deste ano acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro no Memorial da América Latina, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda, São Paulo – SP. Todas as edições anteriores do evento aconteceram no local, exceto em 2020, quando o festival aconteceu de forma remota por conta da pandemia da Covid-19. 

O sócio-fundador e curador do evento, Gabriel Andrade destacou sobre o festival: “O Coala Festival é um evento que inspirou muitos outros eventos pelo Brasil, sempre tendo a música brasileira como seu principal instrumento e seu foco”. 

Sobre o line-up, ele garantiu: “O público pode esperar por um line-up que, certamente, tem a nossa cara”. 

Veja, a seguir, os nomes já confirmados para o Coala Festival 2023: 

  • 15 de setembro – Fafá de Belém part. Johnny  Hooker, OlodumBaiana; Péricles; FBC;
  • 16 de setembro – Suraras do Tapajós part. Lucas Estrela; João Donato + Martinho da Vila; Simone; Novos Baianos;
  • 17 de setembro – Letrux e Angela Ro Ro;

A venda do primeiro lote já está aberta e estão disponíveis ingressos para a venda em valores que variam de R$ 160  a 490. 

Fafá de Belém, um dos nomes do line-up, contou que está empolgada para o festival e sua parceria com Johnny Hooker: “Conheci Johnny pela trilha sonora do filme ‘Tatuagem’, coloquei a música dele no meu disco. Acho que ele é gigante, despudorado, moderno. Então, é uma alegria ele ter aceitado meu convite para o festival. Temos falado muitas madrugadas sobre o repertório e vai ser maravilhoso estar no Coala com ele. Preparem-se!”. 

Letrux, que vai se apresentar com Angela Ro Ro, também comentou sobre sua felicidade em participar do Coala Festival 2023: “Amo as letras de Angela, a forma como ela conta histórias, às vezes, botando lenha na fogueira e outras, só brincando com jargões e desejando sucesso sexual. Uma figura importantíssima para a história da música popular. Sou devota”. 

Agora é ficar de olho nas próximas novidades sobre o Coala Festival 2023 e segurar a ansiedade até setembro. Enquanto a nova edição não chega, vale a pena conferir o álbum especial da Coala Records com músicas ao vivo do ano passado e relembrar momentos que marcam a história da MPB. 

E, claro, que não podemos deixar de ficar de olho em tudo o que rola aqui na Novabrasil! Para conferir mais conteúdos como esse e ficar por dentro dos festivais que rolam em São Paulo e no Brasil inteiro, continue acompanhando a gente! 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS