De norte a sul, o Brasil é palco de um dos maiores movimentos de integração tecnológica já realizados. A Jornada Nacional de Inovação é o maior movimento itinerante de tecnologia e transformação da indústria já realizado no país.
Até março de 2026, o projeto percorre todos os estados brasileiros, reunindo empresários, startups, pesquisadores e instituições científicas em encontros gratuitos. O objetivo é acelerar a transição ecológica e digital por meio de soluções práticas e conectadas às necessidades regionais.
O que é a Jornada Nacional de Inovação
A iniciativa é promovida pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae. Serão 27 encontros estaduais e cinco regionais, com foco em mapear tecnologias locais, fortalecer ecossistemas de inovação e promover uma grande rede de colaboração.
Para a indústria, trata-se de uma oportunidade estratégica de identificar soluções em áreas como inteligência artificial, deep techs, sustentabilidade e transformação digital.
Conexão entre desafios e soluções
Segundo Jefferson Gomes, diretor da CNI, o diferencial da Jornada Nacional de Inovação é a capacidade de unir os problemas reais da indústria com as soluções desenvolvidas em cada território.
Comitês estaduais formados por federações da indústria, Sebrae e parceiros locais garantirão que cada etapa reflita a identidade regional. Essa metodologia valoriza a diversidade brasileira, ao mesmo tempo em que constrói uma agenda nacional integrada para o futuro da Nova Indústria Brasil.
Jornada já passou pela região Sul
A região Sul foi a primeira a receber a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. No total, foram 11 encontros nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre os dias 2 de julho e 21 de agosto.
“É uma grande honra ver a primeira etapa da Jornada ser realizada aqui no estado. Nosso ecossistema de inovação é o segundo maior do país e receber um evento desse porte reforça nossa busca por uma indústria cada vez mais inovadora e atrativa para os talentos”, destaca o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier.
A programação dos encontros estaduais continua com painéis, workshops e apresentações das empresas participantes, explorando desafios e oportunidades para a transição ecodigital.
A Jornada Nacional de Inovação agora está no Centro-Oeste, tendo passado por Sinop, no Mato Grosso, dia 2 de setembro. Os próximos são Rio Verde e Anápolis, em Goiás, nos dias 16 e 18 de setembro.
Ainda em setembro, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria seguirá para o Nordeste e depois passa pelo Norte e Sudeste. São esperados mais de 400 participantes por região, incluindo líderes empresariais, gestores de ICTs e Parques Tecnológicos, empresas de matriz tecnológica, investidores e fundos de inovação, representantes de organizações internacionais e nacionais de inovação e autoridades governamentais.
Serviço – Jornada Nacional de Inovação
📍 Próxima parada: Rio Verde (GO)
📅 Data: 16 de setembro
📍 Local: Sesi Senai Rio Verde
✅ Inscrições: https://app.higestor.com.br/inscricao/15386/encontro-estadual-da-jornada-de-inovacao-da-industria
🗓 Calendário: site da Jornada Nacional de Inovação da Indústria



