RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Conheça a origem do Carnaval no Brasil

O Carnaval chegou! Já é possível sentir o tremor dos carros alegóricos, a explosão de brilho e a energia contagiante. A festa já virou sinônimo de cultura brasileira, mas a origem do Carnaval é muito mais antiga do que a maioria das pessoas imagina.

Por isso, já em clima de folia, a Novabrasil preparou um conteúdo completíssimo para você sobre toda a história dessa festa maravilhosa e brasileiríssima!

Origem do Carnaval

O Carnaval tem uma origem bastante antiga. A primeira vez que se ouviu falar da festa foi nas comemorações oferecidas aos deuses da antiguidade.

A comemoração de Saceias, que acontecia na Babilônia, é tida como um dos festejos de origem. Nela, era permitido que um prisioneiro assumisse a identidade do rei por alguns dias e ele era morto ao fim do evento.

Também ligado ao rei, existia uma tradição no templo do deus Marduk, onde o rei era agredido e humilhado, a fim de reforçar sua inferioridade diante da figura divina.

Além disso, na Grécia Antiga, os povos festejavam para comemorar a chegada da primavera. Toda a população podia participar do evento, sem qualquer distinção.

No Império Romano também acontecia uma festa parecida. A Saturnália era um festival realizado pelos romanos antigos com o objetivo de celebrar o renascimento do ano. Nessa festa, as pessoas se mascaravam e passavam dias comemorando. Era uma comemoração regada a máscaras, bebidas, comidas e muita diversão.

Foto: Reprodução.

Com o passar dos anos e a ascensão do cristianismo, diversas festas pagãs ganharam novos significados ligados à religião, o Carnaval foi uma delas.

O Carnaval virou um evento onde os fiéis se despedem de sua alimentação com carne. Inclusive, a denominação “Carnaval” remete à isso, pois vem do latim carnis levale, “retirar carne” em português.

Olhando do ponto de vista religioso, para a Igreja Católica, o Carnaval é uma comemoração que acontece antes da Quaresma, que são os 40 dias que antecedem a páscoa, período em que Jesus foi tentado no deserto.

Carnaval 5
Foto: Divulgação.

Quando o Carnaval chegou no Brasil

Foram os portugueses que trouxeram a tradição para o Brasil. Tudo começou com uma festividade chamada “entrudo”, que consistia em uma espécie de festa onde os participantes jogavam água, farinha, ovos e tinta uns nos outros.

Segundo historiadores, a tradição se estabeleceu no país entre os séculos XVI e XVII e se instalou primeiramente no Rio de Janeiro, onde era realizada alguns dias antes do início da Quaresma.

Já os africanos escravizados usavam esses dias para se divertir ao som de batuques e ritmos importados da África.

Com o tempo, essas comemorações foram sendo substituídas por práticas carnavalescas que estavam em evidência na aristocracia europeia do século XVIII, dando início aos bailes de máscaras.

Então, com o passar dos anos, foram criadas sociedades carnavalescas e esses bailes de máscaras foram levados para a rua.

Assim, eventualmente, as sociedades carnavalescas passaram a desfilar publicamente, a população como um todo passou a se envolver nas festas e a tradição portuguesa passou a se fundir com os hábitos da cultura africana, consolidando o ritmo carnavalesco.

Foi na década de 30 que o samba e os desfiles das escolas de samba se tornaram elementos fundamentais do Carnaval brasileiro e da nossa cultura como um todo.

Então, a tradição continuou a se espalhar pelo país e gerar as diversas variações que conhecemos hoje.

Carnaval brasileiro: principais regiões e comemorações

O Carnaval é comemorado em todo o Brasil. E o mais interessante de tudo é que cada região tem seu jeito particular de aproveitar a festa.

Nos interiores, por exemplo, diferente das capitais que estão acostumadas com grandes trios elétricos, as festas mais comuns são as micaretas, que são conhecidas como carnavais fora de época. Nessas festas é normal que atrações locais se apresentem e em algumas situações são chamados artistas mais famosos, de fora.

Apesar de ser uma festa extremamente plural e ser comemorada em cada cantinho do Brasil, as principais comemorações de Carnaval acontecem em quatro grandes capitais brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, onde as comemorações podem durar até mais de um mês inteiro.

A seguir, veja como a comemoração acontece em cada uma das cidades:

Salvador-BA

Em Salvador, o Carnaval arrasta milhões de pessoas para festejar. Nas ruas é possível encontrar muito brilho, fantasia, música e festa que não acaba mais.

O axé é o ritmo mais ligado ao carnaval baiano e ele com certeza não fica de fora da folia. Os trios elétricos também são de praste e costumam fazer o chão tremer, com uma ajudinha dos foliões que seguem os carros incansavelmente.

Rio de Janeiro-RJ

Falar em Carnaval no Rio de Janeiro é falar em escolas de samba. Os desfiles são famosos em todo o mundo e a cidade maravilhosa é um grande destaque nesse quesito.

Mas isso não quer dizer que os blocos de Carnaval estão em falta no Rio, pelo contrário. Se tem uma coisa que os cariocas sabem fazer é festejar, por isso tem todo tipo de bloco de rua para ninguém colocar defeito.

Além do axé, que é tradição em carnavais de todo o Brasil, a presença do funk também é muito predominante na tradição carioca.

São Paulo-SP

São Paulo também é bastante conhecido pelos desfiles das escolas de samba. Porém, há anos os blocos de rua têm atraído cada vez mais foliões.

Os blocos com ritmos mais atuais como eletrônica, pop e funk têm se popularizado muito na cidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é beijo-carnaval-Foto-Midia-NINJA-1024x684.jpg

Foto: Divulgação.

Recife-PE

Em Recife, o som mais característico da festa é o frevo, mas o que não falta são opções para os que preferem curtir outros ritmos. Porém, curtir um Carnaval regado a frevo em Recife é com certeza uma coisa a se fazer pelo menos uma vez na vida.

Inclusive, a cidade também é famosa por abrigar o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada. A festa é gigante e tem mais de nove horas de duração. Para você ter uma ideia, em 2019, o evento reuniu mais de 2 milhões de pessoas.

E aí, gostou de saber mais sobre a origem do Carnaval? Está pronto para curtir a folia?! Se for sair para aproveitar na rua, apenas se lembre de beber muita água, andar sempre com amigos de confiança, maneirar na bebida, respeitar o próximo e curtir bastante! E, se quiser continuar aproveitando conteúdos cheios de brasilidade como este, continue acompanhando a Novabrasil por aqui!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS