Que tal preparar um petisco bem saboroso, crocante e sequinho? Temos algumas recomendações da marca de óleos Vitaliv.
Dica 1: Escolha da farinha para empanar
Quatro dos principais ingredientes para empanar são: farinha de trigo, farinha de rosca, fubá e farinha panko. Mas, como saber quando utilizar cada um deles?
Farinha de Trigo:
É uma boa base para empanar os alimentos, que podem receber outra farinha posteriormente para ficar mais crocante. Exemplo: farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. Quando a farinha de trigo for utilizada sozinha, opte por empanar sem ovo, passando a carne (ou peixe) no tempero, com limão e sal, ou até mesmo no leite. Assim, a farinha formará uma camada mais fina ao grudar no alimento, embora não fique tão crocante quanto em outros processos.
Farinha de Rosca:
A farinha de rosca funciona bem sozinha e muito bem associada a outras farinhas. Como falamos anteriormente, você pode utilizar a farinha de trigo como base, passar no ovo, e finalizar com a farinha de rosca. Ou então, aliar a farinha de rosca enquanto base à farinha panko por cima! Isso irá adicionar ainda mais crocância.
Fubá:
O fubá ou farinha de milho é interessante para adicionar um sabor diferente ao alimento. Além disso, se pouco frito, o alimento não corre o risco de ficar com aquele gostinho típico de farinha. Em geral, o empanado com fubá fica mais amarelado, e com um leve sabor de milho, que vai muito bem em peixes.
Farinha Panko:
Alimentos empanados com a farinha panko costumam ficar mais crocantes e sequinhos! No entanto, se ela for usada sozinha, é possível que o alimento não fique 100% coberto – por ser uma farinha mais irregular e granulada.
Dica 2: Atenção ao tipo de óleo utilizado
Óleo não é tudo igual!
Cada tipo de óleo tem uma propriedade diferente, e um “ponto de fumaça”. O que isso significa?
O ponto de fumaça nada mais é do que a temperatura máxima que o óleo pode atingir sem perder suas propriedades benéficas. Por isso, sugerimos que você faça frituras com o Óleo de Soja, que tem o ponto de fumaça mais alto entre os principais óleos vegetais.
Dica 3: Temperatura ideal do Óleo
Aqueça bem o óleo antes de começar a fritura. Se ele estiver frio, o alimento ficará murcho e oleoso ao final do preparo.
Tem dúvidas em como checar o ponto do óleo?
Basta jogar uma bolinha feita com a massa de empanar no óleo quente. Se ao redor da massinha o óleo começar a borbulhar é porque alcançou a temperatura adequada.
Dica 4: Secagem do alimento
Tão importante quanto fritar bem é preparar um recipiente adequado para receber a friturinha!
Se você tiver em mãos uma grelha ventilada, onde possa colocar o alimento com circulação de ar, faça uso dela. Ele ficará mais crocante.
Outra solução, mais comum e prática, é usar folhas de papel toalha sobre o prato. Elas irão absorver o de óleo do alimento.
Gostou da dica?
Siga a Vitaliv nas redes sociais para receber mais conteúdos como esse:
Youtube: https://www.youtube.com/@vitalivoficial
Instagram: https://www.instagram.com/vitaliv/
Facebook: https://www.facebook.com/vitalivoficial/