Dia Mundial do Coração: 10 sambas que batem no peito

No dia 29 de setembro, celebramos o Dia Mundial do Coração, uma data dedicada a conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do coração e prevenir problemas cardiovasculares.

Os problemas cardíacos, como doenças coronárias e hipertensão, são responsáveis por um grande número de mortes em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, em torno de 300 mil pessoas sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) por ano, sendo que 30% dos casos resultam em óbito. 

Dia-do-coração
O Dia do Coração destaca a importância da prevenção de problemas cardiovasculares. | Foto: Pexels.

Apesar da gravidade, muitos desses problemas podem ser prevenidos ou gerenciados por meio de alguns hábitos. Veja alguns hábitos de prevenção: 

  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Evitar o tabagismo;
  • Manter uma alimentação saudável, evitando frituras, açúcar e alimentos industrializados e caprichando nas frutas e vegetais; 
  • Evitar consumo excessivo de bebida alcóolica; 

Além de manter hábitos saudáveis, tem mais um detalhe que faz toda a diferença: a felicidade! Um coração saudável e bem cuidado não pode deixar de ser feliz, e não tem nada melhor do que um bom samba para aquecer o coração, não é mesmo?! 

Para comemorar o Dia Mundial do Coração e destacar a importância de mantê-lo saudável, separamos uma lista de 10 sambas que não apenas aquecem o coração, mas também mencionam o órgão em suas letras. Afinal, o samba é um ritmo que pulsa em nossas veias e faz nosso coração bater no compasso da vida. 

Vamos lá:

10 sambas que batem no peito para comemorar o Dia Mundial do Coração

Confira a seguir:

“Coração de Malandro” – Martinho da Vila

Se tem alguém que entende de samba, certamente, é Martinho da Vila. Por isso, abrimos nossa lista com sua canção Coração de Malandro, que diz: “Coração de Malandro/ Não bate, balança/ Pra lá e pra cá”. 

Ouça a canção completa: 

“Coração Feliz” – Beth Carvalho

E falando em felicidade, temos a canção Coração Feliz da grandiosa Beth Carvalho. Para os românticos de plantão que não têm medo de se entregar ao amor, um trecho da música diz assim: “Que culpa tenho eu por gostar de falar de amor/ Olha, o meu coração não consegue aceitar a dor/ O que posso fazer se esse meu sentimento tão lindo/ Me conduz a trilhar caminhos floridos da vida”. 

Confira a canção: 

“Coração em Desalinho” – Zeca Pagodinho

Zeca Pagodinho também não podia ficar de fora desta lista! Em Coração em Desalinho, ele fala sobre uma frustração amorosa. Um trecho da canção diz: “Dei afeto e carinho como retribuição/ Procuraste um novo ninho/ Em desalinho ficou meu coração/ Meu peito agora é só paixão”. 

Relembre a canção: 

“Meu Poeta” – Arlindo Cruz

Mais uma para os corações que sofrem por amor, Arlindo Cruz fala sobre seus sentimentos em Meu Poeta. “Coração em terra fértil/ novo amor cria raiz”, canta Arlindo Cruz. 

Ouça a canção completa: 

“Coração Radiante” – Xande de Pilares

Nem sempre o amor é sinônimo de sofrimento, muitas vezes ele também nos deixa radiantes! Externando seus sentimentos, Xande de Pilares canta: “Meu coração está radiante/ Bate feliz acho que é amor/ Quando te vejo chego a sonhar”. 

Relembre a canção completa: 

“Coração Deserto” – Fundo de Quintal

Mais um clássico do samba, Coração Deserto também fala sobre nosso querido coração. “As fronteiras do coração é o portal da pureza/ O caminho traçado com a fã”, diz o primeiro trecho da música do Fundo de Quintal. 

Confira a canção: 

“Coração Leviano” – Paulinho da Viola

Paulinho da Viola é mais um dos grandes nomes do samba que não poderia ficar de fora desta lista, pois em Coração Leviano, o sambista canta: “Ah coração teu engano foi esperar por um bem/ De um coração leviano que nunca será de ninguém”. 

Relembre a música completa: 

“Coração a Batucar” – Maria Rita

Mais uma para quem quer sentir a felicidade no peito, em Coração a Batucar, Maria Rita diz: “Batuque o coração que a gente é carnaval!/ E nada irá conter essa folia”. 

Ouça a música completa: 

“Coração Traiçoeiro” – Jorge Aragão

Jorge Aragão também explora os desafios de lidar com o coração. Em um trecho da canção ele canta: “Ah, coração traiçoeiro/ Perfumando o meu caminho/ Enganou-me a vida inteira/ Deu-me rosas sem espinhos”. 

Ouça a música: 

“Coração, por que choras?” – Dona Ivone Lara

Apesar das frustrações da vida, tudo passa, e não podemos deixar de cuidar do nosso coração. Em Coração, por que choras?, Dona Ivone Lara canta: “Hoje, quero saber/ Coração, por que choras?/ Coração, por que sofres?/ Tudo na vida tem fim”. 

Ouça a seguir: 

Depois de tanto samba bom, com certeza, o coração já deu uma bela aquecida! Para manter esse coração sempre aquecido, acompanhe o programa Samba Nova, da Novabrasil, aos sábados e domingos, de 12h às 15h; e de segunda a sexta, de 20h às 21h. E não esqueça de cuidar desse coração com carinho!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS