Nesta quinta-feira (23), Djavan apresenta “O Vento”, segundo single de “Improviso”, seu 26º álbum de estúdio. O disco, com lançamento confirmado para o dia 11 de novembro, reúne 12 faixas e marca um novo capítulo na trajetória do artista que completa 50 anos de carreira em 2026.
A Novabrasil inclui na programação musical a canção “O Vento” O lançamento da faixa será na coluna ‘O Novo sempre vem‘, apresentada por João Marcello Bôscoli no programa ‘Radar’.
A canção tem uma história especial: composta em parceria com Ronaldo Bastos – que assina a letra com o cantor –, “O Vento” foi lançada originalmente em 1987 na voz de Gal Costa. Mais de três décadas depois, Djavan registra a música pela primeira vez em sua própria discografia, trazendo uma nova leitura para a única parceria entre os dois compositores.
O lançamento é também uma homenagem póstuma à amiga, celebrando a trajetória de uma das intérpretes que mais gravou canções de seu repertório (13 canções) e que manteve uma relação afetuosa e artística com o cantor alagoano ao longo de décadas.
A faixa sucede “Um Brinde”, primeiro single do álbum, que chegou em setembro acompanhado da ação inédita “Improvise com Djavan” no TikTok. A iniciativa convidou fãs a criarem versões próprias a partir de um trecho melódico, aproximando novas gerações da obra do artista.
Com arranjo delicado e atmosférico, “O Vento” ganha nova vida na interpretação de Djavan, sustentada pelo violão de Torcuato Mariano, piano e teclados de Renato Fonseca e Paulo Calasans, baixo de Marcelo Mariano, bateria de Felipe Alves e percussão de Marco Suzano. A harmonia entre os instrumentos estabelece a ambientação perfeita para versos como “Vento que bate na porta / Trazendo notícias / Que tem de alguém” , reforçando a sensação de transformação e conexão que a letra propõe.
Na parte visual de “Improviso” , Djavan reedita a parceria com Giovanni Bianco, um
dos nomes mais influentes da comunicação visual contemporânea. Reconhecido por projetos marcantes no universo da música, moda e artes, Bianco foi o responsável pela direção de arte de D, seu álbum anterior. Já todo o trabalho fotográfico de Improviso é assinado pela dupla Mar+Vin (Marcos Florentino e Kelvin Yule), que se tornou referência por sua estética ousada e sofisticada.



