Don L e a potência do rap do Nordeste, no Vitrine

O Vitrine é o programa ideal para quem gosta de estar antenado nas novidades da MPB! Nesta semana, Lívia Nolla conversa com rapper e compositor Don L, um dos percursores do movimento que começou a trazer mais visibilidade para o hip-hop do Norte e Nordeste.

Don L é considerado um dos nomes mais influentes do rap nacional na atualidade. Em 2021, foi escolhido como Artista do Ano com seu disco mais recente, Roteiro pra Aïnouz, Vol. 2 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, a APCA.

De família nordestina, Don L nasceu em Brasília e foi para Fortaleza, Ceará, quando tinha dois anos de idade. Foi observando o estilo dos rappers internacionais, com swingue, novos flows, que o artista percebeu que poderia experimentar mais no estilo.

Don L é um dos percursores do movimento que começou a trazer mais visibilidade para o hip-hop do Norte e Nordeste| Foto: novabrasil

Antes de iniciar uma carreira solo e lançar 3 álbuns de sucesso, Don L foi – juntamente com Nego Gallo, um dos criadores do grupo de rap e hip hop, Costa a Costa, que despontou no cenário do rap nacional, em 2006. Em 2007, lançou a mixtape Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa, pelo selo independente DuNego, criado pelos integrantes.

O primeiro e único trabalho do grupo vendeu milhares de cópias caseiras, recebeu reconhecimento da mídia e da crítica e influenciou uma nova geração de rappers no país. Suas produções tratavam de problemas e soluções para a vida no gueto e, além do rap e do R&B, traziam sonoridades como funk, samba, carimbó e outros gêneros musicais afro-latinos, como mambo e reggaeton.

Com 23 faixas, ela teve 8 mil cópias distribuídas em todo o Brasil e cerca de 25 mil downloads. Por este feito, a banda venceu a a principal premiação do hip hop brasileiro, o Prêmio Hutúz daquele ano na categoria Norte-Nordeste e depois em 2009 como Melhores Grupos Norte Nordeste da década.

“Tanto em termos individuais como coletivo, para você pensar no futuro você tem que saber de onde você vem.” diz Don L sobre a raiz de seu álbum

Após o Costa a Costa encerrar atividades, Don L seguiu em carreira solo e radicou-se em São Paulo em 2013, onde lançou a sua primeira mixtape solo. Em 2017, lançou Roteiro pra Ainouz – Volume 3 – A primeira parte de uma trilogia autobiográfica feita de trás para frente. O segundo álbum da triologia veio em 2021.

Don L | Foto: Larissa Zaidan/divulgação

Em conversa com Lívia Nolla, o artista relembra detalhes sobre seu primeiro contato com o hip hop, com 16 para 17 anos, e o cenário do gênero no Norte e Nordeste.

“Sempre teve um preconceito muito grande com o rap do que vinha do Nordeste porque a galera sempre caricaturou muito o Nordeste…”

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS