Drik Barbosa fala sobre EP Sobre Nós, no Vitrine

É o momento de novidade na música brasileira! É o momento de descobertas da nova cena! É momento de Vitrine, na Faixa das Dez da novabrasil. Em segundo episódio, Lívia Nolla conversa com a incrível cantora e compositora Drik Barbosa.

Se você é ouvinte frequente da novabrasil sabe que Drik já se apresentou ao lado de Emicida, Rael e Fióti no Festival Novabrasil 2022. A paulistana é um dos grandes nomes do rap nacional atual. Fazendo da sua arte uma ferramenta de amor e transformação, Drik conta sua história.

A artista falou sobre seu mais recente EP Sobre Nós, lançado no segundo semestre de 2022, e muito mais! O trabalho conta com participações especiais de Péricles, Rachid e Psirico. O EP inspirou o nome do novo projeto de Drik, o podcast Sobre Nóiz exibido pela GloboPlay.

Drika Barbosa fala sobre o início da carreira, a importância do hip-hop e parceria com Emicida e Lab Fantasma, no Vitrine, da novabrasil | Foto: novabrasil

“O hip-hop me ajudou e me acolheu nesse lugar” diz Drik Barbosa sobre importância do movimento para se conectar com a sua ancestralidade

No EP Sobre Nós, de quatro faixas, Drik Barbosa exalta a importância do amor e do afeto. A cura também é um tema abordado, além de resistir e construir um novo amanhã. A artista ressalta que o trabalho é um mergulho que ela faz em si, na sua história, na conexão com a sua ancestralidade e na história do povo afro-brasileiro.

O projeto se tornou mais urgente durante a pandemia. A partir da vivência nesse período, a artista sentiu que precisava convidar as pessoas para resgatarem a humanidade e fortalecer uns aos outros, principalmente as pessoas pretas.

Fiquei tentando entender como a minha arte poderia ajudar as pessoas naquele momento, para além das minhas ações diárias. A partir desse pensamento, dessas reflexões sobre o que a minha arte poderia trazer para as pessoas…

Drik Barbosa é um dos grandes nomes do rap nacional atual | Foto: Lana Pinho/Divulgação

Durante a conversa, Drik falou sobre suas influências na música. Crescida em um lar musical com família nordertina, a artista cresceu com o pai e os tios se reunindo para ouvir e fazer música. Ritmos bem brasileiros como forró, samba, pagode e a própria MPB estão entre os estilos que mais teve contato nesse período, além do rap, apresentado pelos tios.

Eu conheci o hip hop mais a fundo com 14 anos. Isso pra mim foi extremamente importante para pessoa que sou hoje, para artista que sou hoje, porque foi ali que eu me senti acolhida, que eu senti que tinham pessoas que pensavam parecido comigo e que tinham coisas que eu tinha que aprender que eu ainda não pensava sobre, como a minha negritude, como qual é a minha importância como uma mulher preta artista em cima de um palco (…)

Inclusive, os desafios de ser uma mulher no universo do rap também foram tema do papo, assim como as transformações do meio para que essa inclusão seja cada vez mais comum.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS