O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, classificou como “traição à pátria” a articulação do deputado Eduardo Bolsonaro com o governo dos Estados Unidos, apontando riscos inéditos à soberania nacional. A declaração foi feita em entrevista exclusiva à Novabrasil Brasília.
“É algo sem precedentes. Na República, eu não conheço caso semelhante. Eu nunca vi, sou historiador, uma pessoa ou grupo político se articular com um governo estrangeiro para sabotar os interesses da pátria”, afirmou Almeida. Para ele, o comportamento é inédito e coloca em xeque princípios básicos de uma nação democrática. “Nenhuma nação tem o direito de intervir nos assuntos internos de outra nação. Todas as vezes que isso aconteceu resultou em tragédias, conflitos, guerras, mortes”, completou.
O parlamentar detalhou que a situação já está evidente: “O Eduardo Bolsonaro já passou de todos os limites. Ele tá afastado, os dados estão chegando, os processos vão acontecer no ambiente democrático. Não há a menor dúvida que o mandato dele será cassado e ele não tem condições de voltar ao Brasil, porque os crimes que ele já cometeu são fartos o suficiente para ele ser condenado.”

Almeida destacou a atuação das instituições brasileiras para garantir a soberania e a democracia. “O presidente Lula tá cumprindo bem o seu papel de coesionar as instituições e o país em torno da defesa dos interesses da nação. As instituições todas estão funcionando: o Congresso, o Judiciário, a Polícia Federal, o Ministério Público”, explicou.
A entrevista também abordou o impacto político do episódio. Segundo o deputado, “o povo brasileiro sabe quem está conspirando e quais danos estão sendo provocados ao Brasil, e cada vez se une mais em torno da defesa da soberania, da democracia e do estado democrático de direito”. Ele avaliou que a situação fortalece a candidatura de Lula à reeleição, devido à estabilidade e resultados apresentados pelo atual governo.
https://www.youtube.com/watch?v=XLP-6ojJVUY
O deputado também comentou sobre os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), destacando sua importância: “É uma grande vitória. É um dos instrumentos jurídicos mais importantes desses últimos tempos. Todos nós, em algum momento, somos consumidores, e as relações de consumo sempre se aprimoram.”
A Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene no dia 9 de setembro para celebrar os 35 anos do CDC, reunindo parlamentares e juristas que contribuíram para a construção do Código.



