Se não tivesse nos deixado no último dia 08 de setembro, a cantora e compositora carioca Ângela Ro Ro completaria 76 anos hoje. Para homenageá-la, vamos relembrar os principais fatos da sua carreira e também os seus 10 maiores sucessos.
Tudo sobre Ângela Ro Ro
Nascida Angela Maria Diniz Gonçalves, no Rio de Janeiro, em 5 de dezembro de 1949, a cantora, compositora e pianista ganhou o apelido “Ro Ro” na infância, de meninos do seu bairro, devido a sua voz rouca.O que eles não sabiam é que essa voz louca se tornaria uma das grandes vozes da MPB.
Ângela Ro Ro começou a estudar piano clássico aos cinco anos, influenciada por nomes como Elis Regina, Maysa, Jacques Brel e Ella Fitzgerald e logo passou a compor. Dona de um estilo próprio e passional, passeou com bastante originalidade por gêneros como rock, jazz e samba-canção.
Durante a primeira metade da década de 1970, no auge da ditadura militar brasileira, Ângela foi morar na Europa. Nessa época, já compunha e se apresentava em pubs e – por indicação do seu amigo Glauber Rocha, participou do antológico álbum “Transa”, de Caetano Veloso -gravado em Londres en 1971 -tocando gaita na música “Nostalgia (That’s what rock’n roll is all about)”.
Ao voltar para o Rio de Janeiro, apresentou-se em casas noturnas de espetáculos em Ipanema até ser contratada pela gravadora Polygram para gravar o seu primeiro LP, em 1979.
Exclusivamente com composições da cantora e intitulado “Angela Ro Ro”, o álbum tornou-se um clássico da música popular brasileira, ao apresentar canções como a primeira a entrar para a nossa lista de maiores sucessos da artista, “Amor, Meu Grande Amor”, parceria com Ana Terra, que voltou à tona com a regravação da banda Barão Vermelho, em 1996.
1 – Amor Meu Grande Amor
Com influências do blues e marcado pelo romantismo – algo inovador para a época – o disco apresentou outras canções de sucesso de Ro Ro:
2 – Balada da Arrasada
3 – Tola Foi Você
O primeiro álbum também trouxe canções de Ângela Ro Ro que já haviam sido gravadas por outras cantoras em ascensão neste mesmo ano, como o sucesso a seguir, lançada por Marina Lima, no disco “Simples como Fogo” e que – na voz de Ângela – entrou para a trilha sonora da novela “Malu Mulher”, exibida pela Rede Globo.
4 – Não Há Cabeça
Em 1980, o segundo álbum de Ângela Ro Ro – “Só Nos Resta Viver”, se tornou um dos mais vendidos da carreira da artista, alcançando a marca de 800 mil cópias. Com o passar dos anos, se tornou cultuado pelos amantes da MPB.
Depois disso, vieram mais 12 discos – sendo o último deles, “Selvagem”, de 2017 – e muitos outros sucessos em sua voz, composições suas e de parceiros, como:
5 – Came e Case
(LP “Escândalo”, de 1981)
6 – Escândalo
(LP “Escândalo”, de 1981, composta por Caetano Veloso)
7 – Na Cama
(LP “Escândalo”, de 1981, composta por Naila Skorpio e Sônia Burnier)
8 – Simples Carinho
(de João Donato e Abel Silva, trilha sonora da novela da Rede Globo, “Final Feliz”, de 1982)
9 – Mônica
(Álbum “ Eu Desatino”, de 1985)
10 – Compasso
(Álbum “Compasso”, de 2006, parceria com Ricardo Mac Cord)
As composições de Ângela Ro Ro foram gravadas por outros diversos grandes nomes da nossa música como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Simone e Zélia Duncan, e a cantora foi considerada – pela revista Rolling Stone Brasil – a trigésima terceira maior voz da música brasileira de todos os tempos.


