As novelas brasileiras são conhecidas não apenas por suas histórias envolventes e personagens marcantes, mas também por suas trilhas sonoras inesquecíveis. Muitas músicas se tornaram verdadeiros hinos e marcaram época, emocionando o público e ganhando vida por meio das personagens e das tramas que ajudaram a contar. Nesta matéria, revisitamos 12 canções brasileiras que fizeram história e deixaram sua marca na trilha sonora das novelas. Confira!
12 músicas brasileiras que marcaram a trilha sonora das novelas
- 1 – Sexy Yemanjá – Mulheres de Areia (1993)
Tema de abertura do remake da novela “Mulheres de Areia”, de 1993, protagonizada por Glória Pires, que interpretava as gêmeas Ruth e Raquel: “Sexy Yemanjá” é uma composição de Pepeu Gomes e Tavinho Paes.
- 2 – Roque Santeiro – Roque Santeiro (1985)
Música do mesmo nome da novela, “Roque Santeiro”, de 1985, foi composta pela duplaSá & Guarabyraespecialmente para a novela e tocava toda vez que aparecia a cidadezinha de Asa Branca, onde se localizava a trama.
- 3 – Brasil – Vale Tudo (1988)
“Brasil” é a marcante música tema de abertura da primeira exibição de “Vale Tudo”, de 1988, e que se repete agora no remake de 2025, também interpretada por Gal Costa, como na primeira versão.
Nas duas versões da abertura da novela, a música, que – segundo Cazuza: “É um deboche sem autocompaixão, em que eu peço à pátria que me conte todas as suas sacanagens, que eu não vou espalhar para ninguém. Os problemas do Brasil parecem os mesmos desde o descobrimento: renda concentrada, a maioria da população sem acesso a nada. O problema todo do Brasil é a classe dominante, mais nada” – é acompanhada por um mosaico de imagens que compõem um retrato do país de sua época.
- 4 – Vem Dançar Com Tudo (Vem Dançar Kuduro) – Avenida Brasil (2012)
Vem Dançar Com Tudo é uma versão da canção bilíngue em inglês-português “Vem Dançar Kuduro”, de 2010,que se tornou um hit conhecido principalmente na Europa Ocidental, interpretada por Lucenzo, cantor português de origem francesa e Big Ali, um rapper do Queens, Nova York.
A canção ganhou uma versão remix no ano seguinte pelo sucesso do remix de Don Omar e Lucenzo, “Danza Kuduro”, cantado em espanhol e português.
Composta por Eduardo Queiroz e interpretada por Robson Moura e Lino Krizz, a versão brasileira da música, tornou-se tema de abertura e encerramento da icônica novela “Avenida Brasil”, de 2012, e seu refrão, “Oi-Oi-Oi”, tornou-se um meme de enorme sucesso na internet.
- 5 – Admirável Gado Novo – O Rei do Gado (1996)
“Admirável Gado Novo” é uma composição do paraibanoZé Ramalho lançada em 1979, e que caiu como uma luva como tema do núcleo dos trabalhadores do Movimento dos Sem Terra (MST) da novela “O Rei do Gado“, de 1996.
A novela trazia discussões sobre a reforma agrária e a vida dos trabalhadores Sem Terra na luta pela posse de terras.
A canção cita algumas ideias contidas no livro “Admirável Mundo Novo”, a obra mais famosa do escritor britânico Aldous Huxley, e reflete sobre as contradições de uma sociedade capitalista, massificada, sob um regime autoritário.
Zé Ramalho escreveu “Admirável Gado Novo” pensando na população nordestina, que cruzava a seca atrás de trabalho e condições melhores.
- 6 – Modinha Para Gabriela – Gabriela (1975)
Contrariando seus hábitos, Dorival Caymmi – grande amigo e parceiro de Jorge Amado – concordou em fazer por encomenda o tema de abertura da novela Gabriela, da Rede Globo, em 1975, baseada no romance ”Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, publicado em 1958.
A letra da música descreve a liberdade de espírito da protagonista – interpretada pela atriz Sônia Braga – e suas principais características. Gal Costa foi escolhida para interpretar a canção-tema, que se tornou um grande sucesso na carreira da cantora baiana. Tanto que, no remake da novela, em 2012 – com Gabriela, agora vivida por Juliana Paes – a música de abertura manteve-se a mesma.
- 7 – Alegre Menina – Gabriela (1975)
O escritor baiano Jorge Amado também é parceiro de composição do filho de Dorival Caymmi, Dori, quem musicou os versos de “Alegre Menina”, com letra correspondente à epígrafe do quarto capítulo de “Gabriela, Cravo e Canela”, romance de Jorge Amado.
A música também foi lançada na trilha sonora da novela “Gabriela”, interpretada por Djavan, que estava no início de carreira, o que ajudou muito a projetar a voz do alagoano ao Brasil inteiro.
“Alegre Menina” era a canção tema do romance entre Nacib (vivido por Armando Bogus) e Gabriela.
- 8 – Palpite – Por Amor (1997)
A cantora e compositora Vanessa Rangel fez muito sucesso em 1997, quando sua canção “Palpite”, presente no seu álbum de estreia, entrou para a novela “Por Amor”, como tema do casal Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz), muito querido pelo público.
A música foi uma das mais tocadas daquele ano e deu à Vanessa o Prêmio Multishow de Artista Revelação no ano seguinte. Vanessa encerrou a sua carreira musical em 2000, depois de lançar seu segundo álbum, para voltar a atuar como advogada.
- 9 – Tieta – Tieta (1989)
“Tieta do Agreste” é outro romance do baiano Jorge Amado, publicado em 1977, que virou novela em 1989.
Em tom romanesco, Jorge Amado faz crônica de época e de costumes, sem perder de vista a crítica social e política. Publicado ainda no período do regime militar, o enredo antecipa questões que se tornariam centrais na vida do país, como a preocupação com o meio ambiente e as críticas às relações de poder pautadas pelo favorecimento e pela corrupção.
O livro narra a trajetória de uma jovem e livre pastoreira de cabras em Mangue Seco e seus
relacionamentos com diversos amantes nas dunas da região do interior da Bahia. Sua irmã,
a carola Perpétua, denuncia ao pai as aventuras de Tieta, e a liberdade da moça escandaliza a pequena Sant’Ana do Agreste. Depois de levar uma surra de cajado, Tieta é
escorraçada de casa pelo pai.
Ela passa um tempo perambulando por localidades próximas, prostituindo-se para sobreviver, e então segue para São Paulo, onde torna-se cafetina. Envia dinheiro à família,
mas ninguém conhece seu paradeiro. Quando a correspondência é interrompida, Perpétua conclui que a irmã está morta. Mas após mais de 25 anos da partida, Tieta regressa rica e bem sucedida, para escandalizar ainda mais os costumes da conservadora cidade.
O livro foi adaptado com enorme sucesso por Aguinaldo Silva para a novela de mesmo nome que foi ao ar entre 1989 e 1990 na Rede Globo e teve como protagonista Beth Faria.
Paulo Debate e José Bonifácio (sim, o Boni, pai do Boninho) que compuseram a canção tema de abertura da trama (cujas imagens já estavam gravadas, feitas por Hans Donner) e fizeram um teste com vários intérpretes para escolher quem seria a voz da canção “Tieta”.
O baiano Luiz Caldas foi o escolhido e tornou a música um imenso sucesso, projetando ainda mais a sua carreira.
- 10 – Ex Mai love – Cheias de Charme (2012)
“Ex Mai Love” é uma canção gravada pela cantora e compositora paraenseGaby Amarantos, lançada em abril de 2012 como segundo single do seu primeiro álbum solo, “Treme”.
A canção foi composta por Veloso Dias, inspirada por uma desilusão amorosa do músico, e tornou-se um sucesso em todo o país quando foi, ainda em 2012 e na voz de Gaby, tema de abertura da novela “Cheias de Charme”, da Rede Globo.
- 11 – Pedras que Cantam – Pedra Sobre Pedra (1992)
Parceria entre Dominguinhos e Fausto Nilo, a canção “Pedras que Cantam” estourou na voz de Raimundo Fagner, que a lançou em seu disco com o mesmo nome, de 1991. Fala sobre desigualdade e injustiça social e sobre como as pessoas lidam com suas realidades.
No ano seguinte, a canção virou tema de abertura da novela “Pedra Sobre Pedra”, que também trazia como enredo a rivalidade e as disputas políticas entre duas famílias no sertão nordestino.
- 12 – Alma Gêmea – Alma Gêmea (2005)
Composta por Peninha e gravada com sucesso por Fábio Júnior em 1994, a canção “Alma Gêmea” ganhou ainda mais força quando entrou para a trilha da novela de mesmo nome, protagonizada por Priscila Fantin e Eduardo Moscovis, em 2005. Ela era o tema da abertura e também do casal Serena e Rafael.



