Hoje, dia 2 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Samba, a raiz da nossa música popular brasileira!
Uma das maiores manifestações culturais populares do nosso país, patrimônio da nossa história, o samba é um gênero musical de raízes africanas, do qual deriva também um tipo de dança.
Tudo sobre o Samba
Símbolo da identidade nacional brasileira, o samba se originou entre as comunidades afro-brasileiras urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX, tendo suas raízes na expressão cultural da África Ocidental e nas tradições folclóricas brasileiras, especialmente aquelas ligadas ao samba rural primitivo dos períodos colonial e imperial.
O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, que é também ritmo oficial do Carnaval, uma das nossas principais festividades. Tudo o que chamamos de música popular brasileira está colocado em uma grande árvore, cuja raiz é o samba.
O samba urbano carioca tem ritmo basicamente 2 por 4 e andamento variado, com aproveitamento consciente das possibilidades dos refrões cantados ao som de palmas e ritmo batucado, em que foram acrescidos uma ou mais partes de versos declamatórios.
Sua instrumentação tradicional é composta por instrumentos de percussão – como o pandeiro, a cuíca, o tamborim, o ganzá e o surdo – e de acompanhamento de cordas como o violão e o cavaquinho
Um marco dentro da história moderna e urbana do samba ocorreu em 1917, no Rio de Janeiro, com a gravação em disco de “Pelo Telefone”, composição de Donga, considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil, segundo os registros da Biblioteca Nacional.
O sucesso alcançado pela canção contribuiu para a divulgação e popularização do samba como gênero musical. Nesta matéria especial, contamos tudo sobre a história da música “Pelo Telefone”.
O Dia Nacional do Samba
Mas o Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear o grande cantor e compositor mineiroAry Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, que – na voz de Carmen Miranda – tornou nacionalmente conhecida a região no centro histórico de Salvador, mas nunca havia posto os pés no estado. Dia 02 de dezembro foi a data em que ele visitou Salvador pela primeira vez.
Ary Barroso ficou famoso dentro e fora do Brasil por seus sambas, sendo conhecido como autor de “Aquarela do Brasil”, considerada uma expressão dos chamados samba-exaltação, inaugurando o gênero e tornando-se um verdadeiro hino brasileiro.
Em 2005, o Samba de Roda tornou-se obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.
São muitos os grandes nomes do nosso samba, que fizeram e ainda fazem história na música brasileira, de diversas gerações e de variadas regiões do Brasil. A lista também conta com as inúmeras variações ou subgêneros do samba, como o Samba de Roda, o Pagode, o Samba-canção e o Partido Alto.
Hoje, resolvemos relembrar oito desses grandes artistas, que foram homenageados no nosso programa original Arquivo Novabrasil, em uma temporada especial de Samba. Em cada programa – uma verdadeira enciclopédia da nossa música em formato audiovisual com pesquisa, texto, roteiro e apresentação minha, Lívia Nolla – você mergulha no universos desses sambistas que mudaram a história do nosso país e em sua vida e obra.
Aproveite! Ah, e não deixe também de escutar o programa Samba Nova, na Novabrasil FM, todo sábado e domingo, das 12h às 15h!



