RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Especial: história da música “Me Adora”, de Pitty

A canção “Me Adora” foi um divisor de águas na carreira da cantora e compositora baiana Pitty. Um dos maiores sucessos da artista, hoje nós vamos conhecer a história por trás dessa música, lançada no “Chiaroscuro”, terceiro álbum de estúdio de Pitty, em 2009.

Pitty conta a primeira lembrança que tem com relação a “Me Adora”:

“Foi uma daquelas madrugadas que sempre se repetem, de eu ficar com uma melodia na cabeça me ‘futucando’ e eu não consigo dormir e eu preciso de alguma forma pegar um gravador e registrar, porque só assim eu consigo deitar na cama e dormir.”.

A cantora também conta como foi construindo a estrutura da música:

A primeira parte que veio para mim foi a ponte, depois veio o refrão. E aí, quando vem o refrão, eu já acho que eu tenho uma música. E depois eu construo as outras partes. 

Depois eu fui formatar a letra e eu estava com essa coisa de um sentimento muito dramático de: ‘Ah, vocês vão ver, quando eu for embora.

Vocês não sabem o que vocês estão perdendo!’.

Procurei palavras que endossaram essa coisa dramática, uma coisa meio mexicana, palavras de bolero, digamos assim: tipo ‘Não desonre o meu nome’.”.

Pitty também quis trabalhar com mensagens de duplo sentido na letra de “Me Adora”:

A segunda estrofe – ‘Você que não me ouve até o fim, injustamente julga por prazer’ –  pode ser tanto um cara falando pra garota – ‘Pô, você nem você, nem ouve o que eu tô falando!’ – como pode ser também um artista falando para as pessoas que analisam o seu trabalho: ‘Você nem ouviu o disco, você tá falando de quê? Você tá julgando pela capa?’.” 

Como as letras da cantora têm um caráter muito autobiográfico, tudo que ela escreve todo mundo acha que é sobre ela. E Pitty conta que muitas coisas são sim, mas outras não, outras são romantizadas, outras são fantasiadas, outras são metáforas.

No caso de ‘Me Adora’  era um personagem mesmo, era a ideia dessa mulher passando por isso.”.

Ela ainda conta sobre a ideia de rimar “adora” com “foda”:

“Eu falei: ‘Como é que eu vou ter um som na próxima frase que combine e que dê essa ideia de que o cara vai perceber que ele me adora, que ele me idolatra, de alguma forma ele vai ver que eu sou… aí veio a palavra: ‘foda’.”.

A cantora conta que acho engraçado esse contraste na letra, de vir de uma linguagem mais mais dramática e poética, usando palavras que não se usam normalmente, mais antigas, e aí chega no refrão “ele vem com essa bomba coloquial”: “foda”, uma coisa da nossa época. Pitty ainda conta como foi a recepção da música quando gravada e lançada: “A gente preparou o disco todo e fazíamos umas audições com amigos, para ver como é que bate a música, né? E aí todo mundo que ouvia o disco saía daqui e às vezes ligava depois e falava: ‘Cara, o disco tá foda, parabéns! Mas aquela música, eu consigo tirar aquela música da cabeça’.”. As pessoas estavam falando sobre “Me Adora“.

E a recepção do público no geral foi a mesma que a dos amigos de Pitty: “Me Adora” foi um sucesso nacional – provavelmente o maior sucesso da cantora, consolidando para sempre a sua carreira – foi muito tocada nas rádios (mesmo com o palavrão no meio!) e as pessoas se identificavam demais com a canção. Para Pitty e para todos nós, “Me Adora” é mesmo FODA!

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.