O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, inaugura nesta sexta-feira (28) a exposição temporária e interativa “Fala Falar Falares”. A mostra celebra a diversidade linguística do país, destacando os variados sotaques e modos de falar presentes em diferentes regiões.
A exposição propõe uma reflexão sobre a capacidade humana de falar e como a língua portuguesa no Brasil foi moldada ao longo da história pelo encontro de diferentes culturas, incluindo as dos povos originários e africanos.
Segundo Daniela Thomas, a intenção é que os visitantes percebam a língua como uma extensão de si mesmos, ressaltando sua importância na comunicação e no pensamento.
O percurso expositivo inicia no elevador de acesso à sala de exposições temporárias, onde são ouvidos nomes de municípios brasileiros como Puxinanã e Tartarugalzinho, que posteriormente se transformam em poemas.
No interior da sala, instalações interativas mostram o funcionamento da fala no corpo humano, incluindo projeções que respondem ao som da respiração dos visitantes e imagens de ressonância magnética que revelam os movimentos internos ao pronunciar frases de canções brasileiras.

Além disso, a exposição apresenta um quiz para testar o conhecimento dos diferentes sotaques do país e uma instalação com 12 telas exibindo depoimentos sobre orgulho, pertencimento e preconceito relacionados às formas de falar.
Serviço:
Exposição temporária Fala Falar Falares
De 28 de março a setembro
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/