Fafá de Belém interpretará, pela primeira vez, uma música inédita escrita pelo poeta, ensaísta e compositor Antonio Cicero (1945-2024). A canção, intitulada “Amazônia”, é fruto de uma parceria entre Cicero e o também paraense Arthur Nogueira, e será apresentada ao público no dia 29 de agosto, durante show de Nogueira no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Segundo o cantor, trata-se da última obra musical deixada pelo poeta.
Derivada de um extenso poema homônimo, escrito a pedido do escritor Silviano Santiago e publicado em 2002 no livro A Cidade e os Livros, a letra de “Amazônia” foi adaptada a partir de uma ideia melódica de Nogueira. O texto original também integra Fullgás: Poesia Reunida, lançado em 2024, poucos meses antes da morte de Cicero. Encantada com a composição, Fafá pediu para ser a voz da canção, proposta que recebeu a aprovação do poeta.
Parceiros de longa data, Cicero e Nogueira já haviam colaborado em músicas como Sem Medo, Nem Esperança, gravada por Gal Costa, além de Simbiose e Truques. Compositor de clássicos em parceria com a irmã Marina Lima, como Fullgás e Pra Começar, Cicero faleceu em outubro de 2024, na Suíça, optando pelo suicídio assistido após o diagnóstico de Alzheimer. Para Nogueira, a adaptação de “Amazônia” é uma forma de preservar a força poética de Cicero e reafirmar a relevância de sua obra.

Arthur Nogueira e Antonio Cicero. Foto: Daryan Dornelles.



