RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Festival de cultura popular transforma o CCSP em palco da diversidade

A cidade de São Paulo respira cultura nesta semana. O Centro Cultural São Paulo recebe a primeira edição do Festival de Cultura Popular, evento gratuito que celebra tradições brasileiras e suas reinvenções no ambiente urbano. “Era um desejo antigo que houvesse um festival voltado para a cultura popular, mas aqui no asfalto, no ambiente urbano”, explica José Mauro Gnaspini, diretor do CCSP.

A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Ministério da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, e marca a convergência entre expressões ancestrais e a cena contemporânea.

Programação que ocupa todos os espaços

São mais de 50 atrações que transformam cada canto do CCSP em palco de celebração: capoeira, jongo, maracatu, samba, forró, teatro, cinema e batalhas de rima. “A programação ocupa o Centro Cultural todo, com dias temáticos: do Rosário, do Jongo, do Maracatu, da Capoeira… No domingo, dia de Nossa Senhora Aparecida, teremos uma alvorada com congadas e até quadrilhas de Lagarto, no Sergipe”, detalha Gnaspini.

A festa também terá momentos simbólicos, como a celebração dos 89 anos de Tom Zé, que sobe ao palco no sábado para cantar parabéns junto ao público.

Entre tradição e reinvenção

O festival valoriza tanto a salvaguarda das tradições quanto o diálogo com novas gerações. “Não pensamos apenas na transmissão de mestre para aprendiz, mas na cultura popular deglutida, transformada em outra coisa. Ela influencia novos artistas e dialoga com o gosto das gerações mais jovens”, afirma o diretor.

Essa mistura aparece em shows de nomes como Mestre Ambrósio, DJ Dolores, Thaíde, Lirinha e Siba, ao lado de rodas de congada, maracatu e encontros de capoeira. O teatro traz a peça Cartas a um jovem leitor, inspirada na correspondência entre Mário de Andrade e Fernando Sabino, enquanto o cinema exibe clássicos como O Pagador de Promessas, Barravento e O Amuleto de Ogum.

Centro Cultural como ponto de encontro

Mais do que palco, o CCSP se consolida como espaço de encontro democrático. “O Centro Cultural é um espelho da capital: reúne todas as tribos, todas as faixas etárias, diferentes classes sociais e origens, que se encontram ombro a ombro. Nosso desafio é receber bem e oferecer atividades para esse público tão amplo”, destaca Gnaspini.

Nesse sentido, o festival reforça o papel social da cultura: aproxima periferias, comunidades tradicionais e a vida urbana, democratizando o acesso e fortalecendo a diversidade.

Serviço
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 (ao lado do metrô Vergueiro)
De 7 a 12 de outubro
Entrada gratuita

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS