RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Frio castiga SP e ativa abrigo emergencial na estação Pedro II

A madrugada de quinta-feira (29) foi a mais fria do ano em São Paulo até agora, com mínimas de 8ºC. Na noite anterior, a temperatura se manteve em torno de 10ºC, o suficiente para acionar um protocolo bastante conhecido: o Abrigo Solidário. Organizado pela Defesa Civil do Estado, em parceria com diversas secretarias e o Metrô, o espaço temporário montado na estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, se torna um porto seguro para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Como funciona o acolhimento

O abrigo funciona das 19h às 8h do dia seguinte e oferece estrutura completa: colchões, cobertores, banheiros, roupas, sapatos, jantar servido pelo Programa Bom Prato e, na manhã seguinte, um voucher para o café no Bom Prato da Rua 25 de Março. “A pessoa é acolhida, recebe refeição, roupas, materiais e insumos para ficar um pouco mais à vontade”, explicou a tenente PM Ludmyla Alcântara, porta-voz da Defesa Civil estadual.

Estrutura pensada para todos

No local, os acolhidos são divididos em áreas separadas: homens, mulheres, famílias com crianças e, inclusive, pessoas acompanhadas de seus animais de estimação. “Aqui o pet também é acolhido, tem ração, água e um espaço reservado junto ao dono”, afirmou a Tenente.

Abrigo Solidário montado na estação Pedro II, da linha 3-Vermelha do Metrô, em São Paulo. Foto: Marcelo S. Camargo/ Governo do Estado de SP

Na primeira noite de funcionamento do abrigo em 2025, cerca de 50 pessoas foram atendidas. A expectativa é de que esse número cresça nos próximos dias, conforme o frio se intensifica e a população em situação de rua compartilha a existência da estrutura.

Como ajudar

Para quem quiser contribuir com a iniciativa, a principal ação é acionar a Defesa Civil sempre que identificar alguém em risco nas ruas. “Ligue para o 199. A equipe verifica a situação da pessoa e presta o atendimento correto”, orientou Ludmyla.

Frio intenso continua nos próximos dias

Segundo previsão da Defesa Civil, esta é apenas a primeira de uma série de madrugadas geladas. Além da capital, regiões como Vale do Ribeira, Marília, Bauru, Campinas e Serra da Mantiqueira também devem registrar mínimas entre 5ºC e 9ºC. A primeira edição do Abrigo Solidário vai funcionar até o dia 1 de junho, e a Defesa Civil ainda deve avaliar se há necessidade de estender o período.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.