Gilberto Gil usou as redes sociais na noite de domingo (20) para comunicar que a família está providenciando a repatriação do corpo de sua filha, Preta Gil. A artista faleceu mais cedo, em Nova York, vítima de complicações decorrentes de um câncer no intestino, contra o qual lutava desde 2023. Nos últimos meses, Preta se submetia a um tratamento experimental nos Estados Unidos. Em nota, Gil agradeceu o carinho recebido e pediu compreensão nesse “momento difícil”, afirmando que informações sobre as despedidas serão divulgadas assim que possível.
A última apresentação pública de Preta Gil foi ao lado do pai, durante a turnê “Tempo Rei”, que marca a despedida de Gilberto Gil dos palcos. O show aconteceu no dia 26 de abril deste ano, em São Paulo. Ao longo de sua carreira, Preta se destacou como cantora, empresária e personalidade da mídia. Seu primeiro álbum, “Prêt-à-Porter”, lançado aos 29 anos, foi seguido por projetos marcantes como “Noite Preta”, o “Bloco da Preta” no Carnaval carioca, e colaborações com grandes nomes da música brasileira, como Pabllo Vittar, Gal Costa e Marília Mendonça.
Na vida pessoal, Preta era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, e deixa um filho, Francisco Gil, com quem gravou a música “Meu Xodó” em 2021. Ela também teve relacionamentos marcantes e manteve forte presença em séries de TV e como empresária no ramo do marketing digital. A artista enfrentou com coragem a batalha contra o câncer, tendo realizado diversos procedimentos médicos no Brasil e no exterior. Sua morte deixa um vazio na música brasileira e na cultura popular, além de um legado de força, autenticidade e representatividade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/8/E/NcNsvXRKCxBeBqs0qnoQ/.jpg)
Nota de Gilberto Gil. Foto: Reprodução/Redes Sociais.



